Secretaria Municipal de Saúde

10/06/2020 - Saúde
Cartilha sobre saúde mental na pandemia

foto/divulgação: Freepik

Cérebro

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde e psicólogos e residentes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), desenvolveram uma cartilha com orientações sobre saúde mental em meio à pandemia. A cartilha contém números, sites e orientações de autocuidado para a população de Florianópolis. 

Em um momento de crise, como a do novo coronavírus, a saúde mental da população ganha uma preocupação singular, principalmente para aqueles com maior vulnerabilidade psicossocial. Foi pensando nisto que a psicóloga Adriana e residentes de psicologia confeccionaram o conteúdo do material. 

“O material educativo foi uma forma de ajudar pais e cuidadores preocupados com as possíveis mudanças de comportamentos de crianças e adolescentes, em meio a pandemia. A cartilha também é um auxílio para as equipes de saúde da família para orientarem familiares, caso estes venham buscar apoio dos profissionais nos Centros de Saúde”, comenta a psicóloga e coautora da cartilha Adriana Satie Funaki.