Secretaria Municipal de Saúde

02/08/2020 - Saúde
Florianópolis contará com inteligência artificial para acompanhar casos confirmados e suspeitos de Covid-19

foto/divulgação: Divulgação / Unsplash

Florianópolis contará com inteligência artificial no combate a COVID-19

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, contará com mais um auxílio no acompanhamento dos casos confirmados ou suspeitos do novo Coronavírus na Capital. Isso porque dentro dos próximos dias as equipes de saúde terão à disposição um sistema de inteligência artificial. A ajuda no atendimento médico irá facilitar a agilidade em fazer contato com os pacientes e classificar o risco da doença. 

O Sistema de Inteligência Artificial intitulado “Laura” irá entrar em contato com essas pessoas por meio de mensagens no WhatsApp fazendo perguntas simples para acompanhar o estado de saúde dos pacientes. O Pronto Atendimento Digital foi desenvolvido por meio em uma tecnologia cognitiva e processamento de linguagem natural para que a conversa seja o mais intimista possível. 

Os questionamentos serão baseados nos protocolos da Organização Mundial da Saúde para a doença. Para as situações classificadas como não críticas, o paciente receberá o acompanhamento do quadro de saúde pelos 14 dias de isolamento ou pelo período determinado pela equipe da Vigilância Epidemiológica ou dos Centros de Saúde. No contato, serão fornecidas orientações até que a infecção seja descartada ou identificada necessidade de atendimento médico. 

“É mais uma ferramenta que vem somar a nossa estratégia de testagem, isolamento e monitoramento. Estamos melhorando cada vez mais essas etapas, o que contribui muito para a diminuição da aceleração do contágio na cidade, já que conseguimos tirar rapidamente os contaminados de circulação”, explicou o prefeito Gean Loureiro.

A ação será totalmente gratuita para os cofres públicos, pois foi firmada parceria por meio de doação da Unimed Grande Florianópolis do PA Digital desenvolvido pela Startup LAURA.