Secretaria Municipal de Saúde

05/08/2022 - Saúde
Oficina de crochê auxilia no tratamento da dependência de álcool e drogas
É o Projeto Colmeia Crochê, realizado no CAPSad do Continente

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Oficina de crochê

 

No Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas do Continente, que fica no Bairro Jardim Atlântico, funcionam várias oficinas, que promovem a reabilitação e a reinserção social, a autonomia, o exercício da cidadania, o acesso ao trabalho e à renda dos frequentadores. Entre essas oficinas está o “Projeto Colmeia Crochê”, onde o crochê é ensinado desde o básico, até trabalhos mais elaborados, como a confecção de bolsas, bonés e chapéus.
    
A oficina é ministrada pela voluntária Sônia Polidório, enfermeira aposentada e idealizadora do projeto. O trabalho também é acompanhado de perto por psicólogos e pela Coordenadora do Centro, Ionara Bernardi. O grupo se reúne toda quinta-feira, das 9h às 11h, no CAPS do Jardim Atlântico, que fica no prédio da UPA Continente.
 
O que são os CAPSad
 
Os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, os chamados CAPSad,  são serviços de saúde voltados ao atendimento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas e que se encontram em situação de crise ou em processo de reabilitação psicossocial.
 
Nos CAPSad, atuam equipes multiprofissionais, que trabalham diferentes  estratégias de acolhimento, como psicoterapia, atendimento com psiquiatra, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.
Em Florianópolis, além do CAPSad do Continente, tem o CAPSad Ilha, que fica no bairro Pantanal.
 
E para mostrar um pouco do trabalho que fazem no “Projeto Colmeia Crochê”, os usuários dos dois CAPS estarão no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no próximo dia 16 de agosto, terça-feira, às 13h, expondo e comercializando os trabalhos que confeccionam, para os colaboradores da SMS.