Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis

29/08/2019 - Desenvolvimento
Prefeitura de Florianópolis lança programa de aceleração para MEIs

foto/divulgação: Divulgação

Prefeitura de Florianópolis lança programa de aceleradora para MEIs

 

Prefeitura de Florianópolis lança programa de aceleração para MEIs
Não importa o tamanho de uma atividade, quem decide empreender sabe que sempre é tempo de buscar capacitação, aprimoramento das soluções ou serviços oferecidos e de dar uma impulsionada no seu negócio. Pensando nisso, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico inicia dia 18 de setembro, o programa Salto: Aceleradora de MEIs. Inédita em Florianópolis, a iniciativa oferece 80 vagas para microempreendedores individuais que estão a procura de mentoria especializada e conta com a parceria do programa Cidade Empreendedora do Sebrae.


Durante 10 semanas, os participantes terão acesso à mentoria e conteúdos ministrados por profissionais, empresários e professores especialistas em temáticas relacionadas ao empreendedorismo, como: gestão, marketing, finanças, recursos humanos, criatividade, vendas, entre outros. Os encontros serão realizados toda quarta-feira, às 19h, no Sebrae, Avenida Rio Branco, 611, no Centro de Florianópolis. As inscrições devem ser feitas até dia 15 de setembro pelo site www.saltoaceleradora.com. O interessado deve clicar na aba “CIDADES, selecionar a opção “FLORIANÓPOLIS” e preencher os dados solicitados. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (48) 9909.3151 ou (48) 9190-5738.


“Quem é MEI e deseja entender melhor seu negócio e aumentar seu faturamento não pode perder essa oportunidade. A iniciativa é gratuita, ministrada por especialistas em suas áreas de atuação no mercado e sem dúvida, vai agregar ainda mais conhecimento e motivação aos participantes,” afirma o Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis, Thiago Chaves.


Sobre o programa Salto: Aceleradora de MEIs


O Salto: Aceleradora de MEIs foi criado para fortalecer um dos elementos mais cruciais da economia brasileira: os microempreendedores individuais e vêm justamente para ajudar o microempreendedor no seu maior desafio. O programa foi criado com foco no desenvolvimento profissional e pessoal de cada microempreendedor, buscando melhorar seu negócio e, consequentemente, aumentar sua renda. O objetivo do Salto é auxiliar esses MEIs a crescerem e desenvolverem sua liderança e habilidades empreendedoras podendo assim, em médio prazo, evoluir para uma microempresa.


A metodologia Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda metodologia é adaptada ao Microempreendedor Individual, e visa acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas, que dentro dessa iniciativa são chamadas de “saltos”. Os saltos possuem os seguintes temas: foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor, foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio) e foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas. 


Panorama das MEIs em todo país


A Aceleradora de MEIs foi criada com foco no desenvolvimento profissional e pessoal de cada microempreendedor, buscando melhorar seu negócio e, consequentemente, aumentar sua renda. Os mais de 330 mil microempreendedores individuais (MEIs) registrados em Santa Catarina representam mais da metade do total de empresas do Estado, segundo dados do Sebrae/SC. Estabelecida em 2008 pelo governo federal, esta figura jurídica criada para formalizar quem trabalha por conta própria já foi adotada por mais de 8 milhões de pessoas em todo país. 


O maior desafio daqueles que se tornam microempreendedores individuais é, como qualquer empresa de outros portes, se manter competitivo no mercado, crescer e gerar renda. Ainda que Santa Catarina seja o estado com o menor índice de inadimplência (cerca de 30%) entre os MEIs do país, são poucos os microempreendedores que evoluem ao ponto de se tornar microempresa, ou seja, que superam o limite anual de faturamento de R$ 80 mil por ano – ou um pouco mais de R$ 6 mil por mês.


Serviço
O quê:  Inscrições abertas para o programa Salto: Aceleradora de MEIs;

Quando: Até 15 de setembro pelo site www.saltoaceleradora.com

Onde: Os encontros serão realizados no Sebrae, Avenida Rio Branco, 611, no Centro de Florianópolis.