Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis

17/09/2019 - Economia
Cerimônia de abertura do programa de aceleração para MEIs acontece nesta quarta-feira, 18

foto/divulgação: Divulgação

Abertura do programa de aceleração para MEIs

O Prefeito Municipal de Florianópolis, Gean Loureiro, abre oficialmente nesta quarta-feira, 18, o programa Salto: Aceleradora de MEIs.  A cerimônia acontece a partir das 17h30, no auditório da Fecomércio, rua Felipe Schmidt, 785. A iniciativa lançada na Capital no final do mês de agosto recebeu 300 inscrições, o maior número entre os oito municípios que já receberam o programa. Devido ao grande número de interessados, serão montadas duas turmas para atender a demanda. Serão 11 encontros de mentoria para cada grupo, no Sebrae, na Avenida Rio Branco, 611, Centro.

“Nosso objetivo é capacitar esses empreendedores que tanto contribuem como o desenvolvimento econômico de Florianópolis, além de criar um ambiente ainda mais favorável para o crescimento desses negócios. Sem dúvida, após a participação nesse programa, nossos microempreendedores poderão aplicar e replicar o conhecimento adquirido,” explica o Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis, Thiago Chaves.

O programa foi criado com foco no desenvolvimento profissional e pessoal de cada microempreendedor, buscando melhorar seu negócio e, consequentemente, aumentar sua renda. O objetivo do Salto é auxiliar esses MEIs a crescerem e desenvolverem sua liderança e habilidades empreendedoras podendo assim, em médio prazo, evoluir para uma microempresa. O projeto da aceleradora conta com apoio do Cidade Empreendedora do Sebrae/SC e rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa. 

A metodologia Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda metodologia é adaptada ao Microempreendedor Individual, e visa acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas, que dentro dessa iniciativa são chamadas de “saltos”. Os saltos possuem os seguintes temas: foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor, foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio) e foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas. 
MEIs em Santa Catarina

De acordo com dados do Portal do Empreendedor do Ministério da Economia, estão registradas em Florianópolis, cerca de 36 mil empresas desse tipo. Em Santa Catarina, são mais de 330 mil MEIs registrados em Santa Catarina. Estabelecida em 2008 pelo governo federal, esta figura jurídica criada para formalizar quem trabalha por conta própria já foi adotada por mais de 8 milhões de pessoas em todo país. 

Serviços

O quê: Abertura oficial do programa Salto: Aceleradora de MEIs;

Onde: Auditório da Fecomércio, rua Felipe Schmidt, 785;

Quando: Quarta-feira, 17h30.