Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis

12/03/2020 - Desenvolvimento
Programa de aceleração de MEIs está com inscrições abertas
Em 2019, o programa certificou 105 MEIs em Florianópolis e impactou 589 participantes em oito cidades catarinenses. Floripa foi recordista de inscrições, tendo recebido 300 aplicações.

foto/divulgação: Anne Caroline Anderson/PMF

Programa de aceleração de MEIs está com inscrições abertas

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, acaba de lançar a segunda edição do programa Salto: Aceleradora de MEIs. A iniciativa vai proporcionar mais um vez, capacitação gratuita em diversas áreas do mundo dos negócios para microempreendedores. O programa é operado pela Impact Hub, uma rede global de apoio a empreendedores e é fruto da adesão da administração municipal ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. Durante 11 semanas, em encontros semanais, os microempreendedores vão receber mentoria de profissionais e facilitadores, e participar de oficinas e laboratórios.


Para participar do Salto, o MEI deve se pré-inscrever pelo site, indicando que quer ser capacitado http://www.saltoaceleradora.com/sou-mei-e-quero-ser-capacitado-pelo-salto/. As pré-inscrições devem ser feitas até dia 25 de março. Para garantir a inscrição é necessário comparecer pessoalmente no dia do lançamento do programa em Florianópolis. O evento acontecerá no dia 25 de março, às 19h no auditório da Acate Downtown, localizado na Rua R. Felipe Schmidt, 835 – Centro.


“Floripa mais uma vez sai na frente ao confirmar que investirá no desenvolvimento de seus microempreendedores em mais este ano. Com esta iniciativa queremos fortalecer os microempreendimentos, que são as portas de entrada para o ecossistema empreendedor, além de fomentar o desenvolvimento econômico por meio da geração de emprego e renda”, afirma o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.


O edital detalhado também está disponível no site do programa. Serão liberadas 80 vagas e os principais requisitos para o MEI participar são: morar em Florianópolis ou São José; ser microempreendedor formalizado ou em processo de formalização; ter disponibilidade para participar dos encontros semanais; que o MEI seja a principal fonte de renda do profissional.


“Em conjunto com o município, o Salto identifica quem são os MEIs interessados em crescer, os engaja e os capacita. A iniciativa é uma ótima oportunidade para microempreendedores que queiram focar na estruturação de seus negócios. O MEI é a porta de entrada do empreendedor para o mundo dos negócios e nosso objetivo é apoiar que precisa desse suporte e promover o desenvolvimento territorial de Florianópolis”, comenta o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Florianópolis, Thiago Chaves.


O programa visa o crescimento da atuação do MEI em médio prazo, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda, geração de novos empregos e, consequentemente, aquecimento da economia na região e em Santa Catarina. 


“O Salto não acrescentou somente em meu negócio, mas em meu particular. Me desprendeu de algumas convicções equivocadas que tinha sobre empreender, me ajudou e enxergar melhor o meu negócio e o meu potencial como empreendedora”, diz Roberta Caroline Ribeiro de Souza, participante do Salto em Floripa. 


Sobre o programa


A Metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio) e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas).


Em 2019, o programa desenvolveu 105 MEIs apenas na capital, sendo que impactou um total de 589 participantes, em oito cidades catarinenses. “Após o sucesso das últimas edições, nosso objetivo é impactar um número ainda maior de MEIs em Santa Catarina e, futuramente, expandir para outras regiões do Brasil. Nosso trabalho só é possível pela parceria com gestores públicos e cidades de visão empreendedora, pois entendem que o desenvolvimento socioeconômico local está relacionado à dignidade e à saúde financeira dos microempreendedores individuais”, afirma Maíra Rodrigues, gestora do Salto no Impact Hub Floripa.
 

Serviço

O quê: Abertura das inscrições do programa Salto: Aceleradora de MEIs;

Como: Pré-inscrições até dia 25 de março pelo link http://www.saltoaceleradora.com/sou-mei-e-quero-ser-capacitado-pelo-salto/;