Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis

13/12/2019 - Desenvolvimento
Prefeito inaugura Balcão do MEI no Mercado Público

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Prefeito inaugura Balcão do MEI no Mercado Público

Alguns lugares de Florianópolis traduzem com facilidade, a identidade dos manezinhos. Um desses locais é o Mercado Público da Capital, que acaba de ganhar mais um componente: o fomento ao empreendedorismo. É que a Prefeitura de Florianópolis acaba de inaugurar o “Balcão do MEI” no complexo de lojas. Formalização, impressão de guias para pagamento, declaração anual, encerramento da empresa, parcelamento de dívidas, registro, alteração cadastral, vantagens, direitos e programas como Juro Zero Floripa são apenas algumas da opções de atendimento que os Microempreendedores terão à disposição no Box 48 do Mercado Público.


“Iniciativas como essa de fomento ao desenvolvimento econômico da nossa cidade sempre terão atenção do poder público municipal em nossa gestão. Afinal, é nos bairros, com pequenos negócios que uma jornada empreendedora tem início. Esperamos que o Balcão do MEI, agora uma realidade, possa vir de encontro com as necessidades dessa modalidade de negócio e que possa gerar mais emprego e renda para a nossa cidade,” afirmou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.


Fomento ao Microempreendedor individual


Em Florianópolis existem cerca de 40 mil empresas do tipo MEI  e a Prefeitura de Florianópolis está atenta a esse público. Além do Juro Zero, que concede empréstimos sem juros de até 7 mil reais para Micro Empreendedor Individual (MEI) com com juros por conta da Prefeitura caso as parcelas sejam pagas em dia, foi implantado um programa inédito de aceleração para MEIs, em parceria com o Sebrae. Os mais de 100 participantes receberam uma certificação após receberem capacitação em diversas áreas do mundo dos negócios durante três meses.


“Sem dúvida é uma grande conquista para todos aqueles que estão iniciando a sua jornada empreendedora. Nosso objetivo é criar e fomentar ainda mais o ecossistema de negócios da Capital para que quem esteja disposto a embarcar na missão de empreender, encontre no poder público, um ambiente favorável, com acesso ao crédito e desburocratização,” explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Florianópolis, Thiago Chaves.