Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

home >

Guarda Municipal

Segurança Cidadã

Criada no ano de 2004 com base na Constituição Federal no seu Art. 144, parágrafo 8 que destaca: “os Municípios poderão constituir Guardas Municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”, e na Lei Orgânica do Município de Florianópolis no seu Art. 9 incisos XIII e XVIII.


Ao passar no concurso, antes de iniciar as atividades de prestação de serviço, os aprovados realizaram um curso de formação sob a orientação, acompanhamento e avaliação de professores, elaborado de acordo com base curricular do Serviço Nacional de Seleção Pública (SENASP). O mesmo teve início no dia 3 de fevereiro de 2004 e funcionou no Centro de Ensino da Polícia Militar, conforme convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão e Secretaria de Segurança Pública do Estado, além da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

O curso se estendeu até o dia 14 de maio de 2004, totalizando 600 h/a curriculares em atividades teóricas e práticas e 100 h/a de estágio supervisionado sob a orientação e acompanhamento de professores.

A formatura da primeira turma da GMF foi realizada no dia 21 de maio de 2004, no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. Em 24 de maio, a nova corporação já prestava seus serviços ao cidadão florianopolitano, sendo muito bem recebida.

Com o início do segundo semestre letivo de 2004, a Guarda Municipal iniciou o projeto: Amiguinhos da Guarda, direcionado à educação no trânsito, destinado às crianças da primeira a quinta série do ensino fundamental. Foram atendidos mais de 22 mil escolares até o início do segundo semestre de 2005, educando crianças e adolescentes com relação ao trânsito, cidadania, educação, respeito e higiene.

A Guarda Municipal de Florianópolis iniciou sua atividade comandada pelo Coronel da Reserva da Policia Militar Hamilton Pacheco da Rosa. Após troca da Administração Pública da Prefeitura Municipal foi indicado o novo comandante, assumindo no primeiro dia de 2005, Maycon R. Baldessari. Passados dois meses, foram indicados também três novos Inspetores e um novo Sub-Comandante.

Em 2005 houve significadas mudanças na instituição, como valorizar a corporação, mudança do uniforme e brasão, regulamento de conduta, com regulamentação através de Decreto.

Em 2007 assume Ivan Couto Junior o cargo de Comandante e Julio Pereira Machado como Sub-Comandante. Com a nova gestão, a GMF começa a ter uma nova identidade, com uma estrutura organizacional, novo endereço: Rua Capitão Euclides de Castro, nº 236, Coqueiros, Florianópolis/SC, antigo Portal Turístico, a setorização dos serviços internos, a implantação do MONITORAMENTO e a convocação de novos GM. Onde em agosto de 2007, foi assinada a autorização para convocar 79 pessoas, integrantes da lista de espera do mesmo concurso da primeira turma, completando assim, o número de 150 Guardas previstos na Lei 119/03.

No ano de 2009, assume Julio Pereira Machado como Diretor e Guilherme Roberto Dias como Sub-Diretor, já utilizando as novas nomenclaturas aprovadas em lei. Em 2009 a GMF dá mais um passo para se tornar uma referência nacional, trabalhando 24hs todos os dias, prestando a população de Florianópolis um serviço de qualidade e tornando seus dias e noites cada vez mais seguras.

Missão


A Guarda Municipal de Florianópolis tem por missão a proteção ampla do muinicipalidade, garantir a manutenção de seus serviços e a integridade de seu patimônio físico e ambiental além de orientar e fiscalizar o trânsito de veículos e as posturas municipais. Calcando toda e qualquer ação nos mais elevados princípios de cidadania e conciência social.

Visão


Ser reconhecida como a melhor Guarda Municipal do Brasil, servindo de referência em segurança e cidadania.

Objetivos

  • Prestar serviços de qualidade a população;   
  • Ter o melhor e mais motivado quadro pessoal;   
  • Contar com infra-estrtura e tecnologia de ponta;   
  • Capacitar continuamente seus colaboradores.

    Valores


    Conciência e ação absolutamente ética, honestidade, compromisso e apreço a comunidade local, elavado grau técnico e motivacional.