Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

22/03/2021 - Segurança
Força-tarefa fiscaliza o cumprimento das medidas de controle da pandemia
Integração é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis

foto/divulgação: Guarda Municipal / PMF

Fiscalização segue atuando na capital

Em mais um final de semana de fiscalização de prevenção e controle da pandemia em Florianópolis, a força-tarefa conjunta da Prefeitura de Florianópolis segue orientando a população e comerciantes sobre as novas regras descretadas pelo Estado e Município.


Até o momento, os dados parciais apontam que 1 estabelecimento foi advertido, 8 funcionavam sem o alvará sanitário e 12 apresentavam alguma irregularidade em desacordo com os novos decretos. A administração municipal informa que processos administrativos são abertos para determinar as sanções que serão impostas a esses locais.


Desses locais vistoriados, 17 foram encontrados funcionando de forma correta, respeitando as orientações de controle da pandemia da Covid-19. Além do final de semana, as vistorias também são realizadas diariamente.
As regiões estão divididas com a Polícia Militar para evitar sobreposição de equipes e efetivos. Realizam as vistorias, fiscais da Vigilância Sanitária do município e do Procon, agentes da GMF e auxiliares da Susp.


 A força-tarefa conta com suporte operacional da Secretaria de Mobilidade, de Turismo, e a de Desenvolvimento Urbano. A coordenação da força-tarefa é feita pela Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis.


Nas ações, a força-tarefa verifica itens como uso correto de máscaras, distanciamento social, disposição de mesas e cadeiras, álcool gel, sistema de ventilação, exposição dos alvarás de funcionamento em locais visíveis e outros regramentos. Os agentes também retornam em locais anteriores com histórico de problemas para averiguar o andamento das melhorias solicitadas. Irregularidades detectadas podem gerar multas de até R$ 500 mil reais.