Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

06/05/2019 - Segurança
Tecnologia será aliada ao novo programa de segurança de Florianópolis

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Tecnologia será aliada ao novo programa de segurança de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta segunda, 06 de maio, um programa completo de segurança voltado principalmente à prevenção e utilização de tecnologia. Entre as ações de curto e médio prazo estão câmeras com reconhecimento fácil, aumento do efetivo da Guarda, controle de acesso às crianças em escolas municipais com monitoramento em tempo real pelos pais e totens com câmeras nas praças.

 

O evento iniciou às 9h30 com a entrega de 10 novas viaturas para a Guarda Municipal. Com isso, a corporação teve sua frota antiga totalmente renovada, já que no início do ano foram 15 novos veículos entregues, totalizando 25. Na oportunidade o prefeito Gean Loureiro falou sobre o chamamento de novos agentes nos próximos meses: “queremos aumentar nosso efetivo para ter uma presença mais efetiva nos nossos bairros”, disse o prefeito.

 

No programa de ações, o secretário de Segurança da Capital, Alceu Pinto, apresentou também o Plano de Segurança de Florianópolis, um documento alinhado com o plano estadual e federal que define toda a atuação do município na área. “Possivelmente somos uma das primeiras capitais a ter o plano alinhado com o Governo Federal. Isso nos permitirá buscar recursos de Brasília para investir na nossa segurança”, explicou o secretário.

 

Na área da tecnologia, a compra de novas câmeras deve ser uma realidade na cidade nos próximos meses. Os equipamentos serão instalados com a tecnologia de reconhecimento facial. Na prática, o sistema consegue reconhecer alguém procurado pelas forças de segurança, por exemplo, automaticamente, auxiliando no trabalho dos agentes municipais. “Além do reconhecimento fácil, também vamos ter o reconhecimento de movimentos suspeitos. Quando uma pessoa está correndo, por exemplo, no meio de várias outras que estão caminhando. Com isso, o sistema avisa nosso agente, que começa a observar com mais atenção a cena”, disse Alceu.

 

Voltado para a área da educação, a prefeitura apresentou o controle nas escolas por catraca e aviso imediato aos pais na entrada e saída dos filhos. Os alunos vão acessar as escolas através de cartões ou impressão digital. Com a informação do horário, o sistema avisa, em tempo real, os pais da criança. A intenção é ter em algumas escolas já no segundo semestre deste ano. Outras medidas, como totens interativos e com câmeras em praças e aplicativos que contribuem para a segurança de mulheres e a comunidade LGBT também estão na lista de novas ações para iniciar ainda em 2019.