Floripa Se Liga Na Rede

14/11/2018 - Se Liga na Rede
Estabelecimentos na Joaquina regularizam situação de esgoto após Blitz Se Liga Na Rede
Fiscalização retornou aos imóveis inspecionados ao longo da semana para verificar as adequações sugeridas

foto/divulgação: Marcone Tavella

Fiscalização na Joaquina envolveu vários órgãos

A passagem da Blitz Se Liga Na Rede pela Praia da Joaquina promoveu desde segunda-feira, dia 12, uma série de adequações nos hoteis e restaurantes fiscalizados pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

 

Dos seis imóveis vistoriados, todos haviam apresentado, em um primeiro momento, algum tipo de irregularidade envolvendo a caixa de gordura. O dispositivo é responsável por reter a gordura dos efluentes lançados na manipulação de alimentos (pia de cozinha, de churrasqueira e/ou máquina de lavar louça), evitando entupimento da rede coletora.

 

Fiscais da Vigilância em Saúde, Floram e equipe técnica do Programa Floripa Se Liga Na Rede puderam acompanhar na manhã desta quarta-feira, dia 14, que cinco dos estabelecimentos estão com obras de regularização em andamento ou já concluídas _ não houve tempo hábil para retorno ao Joaquina Beach Hotel.

 

Com as instalações finalmente de acordo com as normas sanitárias e ambientais, o proprietário do Restaurante Chefe Dedé, Maurílio Nunes Filho, recebeu os parabéns do engenheiro sanitarista Igor Puff Floriano, responsável pela coordenação dos trabalhos da blitz.

 

"Estamos satisfeitos, pois o Maurílio e os outros empresários buscaram com rapidez se adequarem, entendendo a importância de ter tudo funcionando como se deve para melhor receber o turista na temporada de verão", avaliou Floriano.

 

Quem circulasse durante esta manhã pelo Hotel Cris e nos arredores dos restaurantes Atoa na Jôa e Pedra Careca, notava facilmente a movimentação de pedreiros trabalhando na correção dos problemas nas caixas de gordura que foram identificados pela Blitz.

 

Além de retornarem aos estabelecimentos vistoriados ao longo da semana, os fiscais concluíram as análises de rede no Restaurante do Maurílio. Uma fossa que não estava conectada na rede descoberta na terça já havia sido aterrada, conforme solicitação da equipe. Entretanto, ao final da fiscalização de hoje, mais uma vez foi constatada a ausência da caixa de gordura, irregularidade que rendeu ao proprietário uma intimação da Vigilância Sanitária para regularizar a situação em cinco dias.

 

Balanço

 

Em cinco semanas de Blitz Se Liga Na Rede, foram fiscalizados um shopping, dois hotéis, um posto de combustível, oito edifícios, catorze condomínios, seis residências e doze estabelecimentos comerciais, incluindo os restaurantes da Joaquina. Dos 44 imóveis visitados, quatro estavam em situação regular no ato da fiscalização e pelo menos dois buscaram se adequar e já receberam a liberação da Vigilância em Saúde. Os demais tiveram processo administrativo aberto no órgão sanitário e/ou Floram.

 

Os imóveis fiscalizados nesta ação da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan são escolhidos conforme histórico de denúncias e irregularidades contidos no banco de dados dos órgãos sanitário e ambiental e Casan.


galeria de imagens