Floripa Se Liga Na Rede

11/03/2020 - Se Liga na Rede
Prefeitura multa dois prédios e um comércio próximos à Beira-Mar Norte por crime ambiental
Casos de esgoto na pluvial não regularizados no prazo foram detectados pelo Floripa Se Liga Na Rede

foto/divulgação: Floripa Se Liga Na Rede

Ações de fiscalização no Centro resultaram em três multas

Em blitz de fiscalização contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura e da Casan multou, nesta semana, dois prédios e um comércio no Centro de Florianópolis, em ruas próximas à Beira-Mar Norte, por esgoto na rede de drenagem pluvial: crime ambiental, segundo a legislação.


Os três imóveis -- localizados na Av. Tromposwky e nas ruas Bocaiúva e Vítor Konder -- haviam sido inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede, mas descumpriram os prazos do programa para corrigir as irregularidades. Como resultado, receberam multas por crime ambiental, em valor de no mínimo R$ 5.000,00, emitidas pelo fiscal da Floram presente na ação.


Nesta semana, a Blitz Sanear teve como foco imóveis irregulares do Centro já inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede. O programa atua desde novembro de 2019 em áreas próximas à Beira-Mar Norte, com inspeções diárias nas ligações de esgoto de edifícios, casas e estabelecimentos comerciais de grande e pequeno porte. 


Os dados dos imóveis que, ultrapassados os prazos, não marcaram retorno para comprovar as adequações são repassados periodicamente aos órgãos competentes, ficando sujeitos à fiscalização.


Ao todo, nos três dias de ação, a força-tarefa -- formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari --  fiscalizou 17 locais nos seguintes endereços: avenidas Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte), Mauro Ramos e Trompowsky e ruas Bocaiúva, Vítor Konder, Esteves Júnior, Almirante Lamego, Alves de Brito, Rafael Bandeira e Luiz Delfino.


Além dos três imóveis multados, sete fizeram as adequações e agendaram retorno com o programa a fim de comprovar a regularidade. Outro sete estavam em obras de regularização no momento da fiscalização.


Blitz Sanear


A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 60 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana anterior ao Carnaval, o grupo fez operações no Norte da Ilha.