Floripa Se Liga Na Rede

30/11/2018 - Se Liga na Rede
Em um mês no abraão, Se Liga Na Rede regularizou um imóvel por dia
Dos 150 imóveis inspecionados entre 29/10 e 29/11, 99 apresentaram algum tipo de inadequação no esgoto

foto/divulgação: PMF

Floripa Se Liga Na Rede

Com foco em conscientização, orientação técnica e regularização, o Floripa Se Liga Na Rede promoveu a regularização de 28 imóveis durante um mês de atuação no bairro Abraão, na região Continental. É o que indica o balanço feito pelo programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que reúne informações de 150 lotes inspecionados entre 29 de outubro e 29 de novembro.

Ao todo, 51 (34%) imóveis estão com a ligação correta à rede coletora, sendo que 23 deles já estavam em situação regular antes mesmo da chegada das equipes. O superintendente de Habitação e Saneamento da PMF, Fábio Ritzmann, visitou a região na quinta-feira, dia 29, e fez questão de entregar em mãos as declarações de regularidade aos moradores que estão conectados à rede.

"O trabalho do Floripa Se Liga Na Rede está com excelente receptividade por parte dos moradores e precisamos reconhecer e valorizar a contribuição destes moradores. Esperamos que o exemplo destes cidadãos possa gerar uma onda virtuosa de regularizações, melhorando de vez o saneamento de nossa cidade", avaliou Ritzmann.

66% em situação irregular

Do total de imóveis inspecionados, 99 (66 %) permaneciam em situação irregular até o fechamento do levantamento. As principais inadequações encontradas nos imóveis, em número de casos, foram: conectado parcialmente à rede (44); inadequação envolvendo caixa de gordura (43); não conectado à rede (36); ligações inadequadas na cg (24); esgoto conectado à rede pluvial (22).

Diante do resultado, o representante da Echoa Engenharia, empresa que faz a gestão operacional do Floripa Se Liga Na Rede, o engenheiro Igor Puff Floriano destacou a quantidade de imóveis não conectados.

"Percebemos muitas obras de regularização em andamento no bairro, mas os números evidenciam um cenário preocupante. A rede coletora está no bairro desde janeiro de 2017 e, por Lei, os proprietários já estão pagando pelo serviço de esgoto. Mesmo assim, percebemos que 88 imóveis não estão ligados, parcial ou integralmente, ou estão lançando esgoto direto na pluvial, o que confirgura crime ambiental", disse o engenheiro sanitarista Igor Puff Floriano, responsável pela gestão operacional do programa.

Na mesma linha, o superintendente de Habitação e Saneamento alertou sobre as consequências causadas pelo lançamento irregular de esgoto.

"São números que reforçam a importância de programas como o Floripa Se Liga Na Rede. Ligação irregular de esgoto é um problema que afeta a saúde e a qualidade de vida de todos. Portanto, é preciso que a sociedade faça a sua parte. Do que depender do poder público, vamos continuar fiscalizando e punindo quem não está colaborando", destacou.

Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura, o FLoripa Se Liga Na Rede deve permanecer no Abraão até o dia 14 de dezembro, quando será divulgado um novo balanço das atividades.



Floripa Se Liga Na Rede - Bairro Abraão
(Período entre 29/10 e 29/11)

Nº de imóveis inspecionados: 150
Regulares - 51 (34%)
Irregulares - 99 (66%)

Regulares
Entre os imóveis regulares, 28 corrigiram os problemas após visita do programa. Os outros 23 estavam regulares no momento do teste feito pelas equipes.

Irregularidades mais encontradas (nº de casos)

1)Conectado parcialmente à rede - 44
(Situação em que o imóvel está ligado na rede, mas ainda possui fossa ativa ou não foi possível identificar)
2) Inadequação envolvendo caixa de gordura - 43
(Ausência do dispositivo, equipamento sem sifão, com infiltração, etc)
3) Não conectado à rede - 36
(Situação em que o imóvel está ligado a um sistema individual de tratamento, como fossa ou sumidouro)
4) Ligações inadequadas na caixa de gordura
(Somente pias de cozinha, máquina de lavar louça ou pia de churrasqueira devem estar ligados na caixa de gordura)
5) Esgoto conectado à rede pluvial - 22
(Situações em que o esgoto do imóvel está sendo lançado na galeria de drenagem, que conduz água da chuva para rios e mares)


galeria de imagens