Floripa Se Liga na Rede

home >

O Programa

O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que visa promover a interligação de todos os imóveis (residenciais e comerciais) atendidos por rede pública de esgoto e eliminar as inadequações nas instalações prediais que possam causar prejuízo ao sistema.

 

Atuando de forma conjunta, estratégica, planejada e itinerante, com técnicos da Diretoria de Saneamento, da Vigilância Sanitária, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) e da Casan, o programa faz a inspeção de ligações de esgotamento sanitário e pluviais dos imóveis, além de orientar e oferecer condições para que o cidadão possa se regularizar.

 

Em uma aproximação do poder público com o munícipe, o Programa Floripa Se Liga Na Rede promove ações para sensibilizar a população quanto aos benefícios e a melhora das condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida dos munícipes em decorrência da regularização.

 

Também é atribuição do programa notificar o proprietário do imóvel que apresenta inadequações, oferecendo os devidos prazos legais, e alertar sobre os riscos de multa e ação civil por parte do Ministério Público de Santa Catarina.

 

Lançado em 2013, o Programa Floripa Se Liga Na Rede está em uma segunda fase desde o primeiro semestre de 2018.

 

Objetivos do Programa

1. Proteger os recursos hídricos e prevenir a contaminação do solo e lençol freático.

2. Divulgar ações para sensibilizar a população sobre a necessidade e importância da ligação adequada à rede pública de esgoto, salientando benefícios e melhorias para as condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida do município.

3. Inspecionar imóveis atendidos por rede pública de esgotamento sanitário no município.

4. Reduzir o extravasamento de esgoto nas Caixas de Inspeção (CI), Poços de Visita (PV) e Estações Elevatórias de Esgotos (EEE) originado pelo lançamento irregular de águas pluviais, gordura e outros resíduos na rede coletora de esgoto;

5. Promover a atualização e alimentação do cadastro de usuários do sistema de esgoto da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), abrangendo informações da rede pública de esgotamento sanitário e das ligações dos imóveis.

6. Regularizar imóveis que estejam com inadequações nas ligações prediais de esgoto, tais como:

  • Lançamentos de esgoto nas galerias de águas pluviais, cursos d’água, lagoas e praias;
  • Lançamento de águas pluviais e gordura na rede pública de esgotamento sanitário;
  • Não ligados à rede coletora de esgoto.

arquivos para download