Floripa Se Liga Na Rede

16/10/2018 - Se Liga na Rede
Prefeitura realiza blitz contra ligação irregular de esgoto
Ação conjunta entre órgãos da PMF e da Casan serão frequentes até o fim do ano

foto/divulgação: Marcone Tavella

Ação conjunta envolveu órgãos da PMF e Casan

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Sanitária, da Floram e do Programa Floripa se Liga na Rede, e a CASAN realizaram na manhã desta terça-feira, dia 16, uma ofensiva contra as ligações irregulares de esgoto em Florianópolis.

 

Com um total de 15 técnicos, a Blitz Se Liga Na Rede fiscalizou edifícios da Avenida Beira-Mar, nas proximidades do trapiche, onde a CASAN executa o Projeto de Balneabilidade a fim de melhorar a qualidade da água da Baía Norte.

 

Durante a operação, em um edifício de dez andares foi identificado um lançamento irregular de esgoto na rede pluvial. A admnistração do imóvel foi notificada pela Vigilância em Saúde, com o prazo de dez dias para se adequar, e multada em R$ 10.500,00 pela Floram. Em ambos processos caberá recurso.

 

Segundo o superintendente de Habitação e Saneamento da PMF, engenheiro Lucas Arruda, os imóveis com ligações inadequadas serão notificados com prazo para se regularizar e, dependendo da inadequação, os responsáveis pelo imóvel poderão ser multados.

 

"O objetivo é cumprir com o poder de polícia da prefeitura autuando em flagrante as ligações clandestinas, ao mesmo tempo em que coloca o assunto saneamento básico para que seja discutido dentro da casa dos moradores. Precisamos ter um tratamento adequado de esgoto e contamos que a sociedade faça a sua parte nesse processo", disse Arruda.

 

As blitzes serão realizadas em diferentes regiões até o final do ano, em um bairro por semana. As próximas localidades serão Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Lagoa da Conceição, Praia Brava, Lagoinha, Jurerê Internacional e Campeche.

 

Paralela às blitzes, PMF e CASAN dão seguimento ao Programa Se Liga Na Rede, que atende mensalmente bairro a bairro, visando conscientizar os moradores e promovendo a regularização das ligações de esgoto dos imóveis inspecionados pelas equipes. O lançamento inadequado de esgoto geram danos à saúde, ao meio ambiente e à balneabilidade das praias.

 

O Bom Abrigo, bairro que possui rede em operação há 30 anos, foi o primeiro bairro em que o Floripa Se Liga Na Rede desenvolveu ações nesta nova fase. Entre 3 de setembro e 3 de outubro, 117 imóveis foram inspecionados. Destes, 76% dos imóveis apresentaram pelo menos uma inadequação na instalação da rede de esgoto.

 

O próximo bairro a receber o Programa será o Abraão, entre 29 de outubro e 29 de novembro.


galeria de imagens