Floripa Se Liga Na Rede

22/05/2020 - Se Liga na Rede
Fiscalização contra esgoto irregular resulta em notificações e multa por crime ambiental
Ação semanal da Blitz Sanear inspecionou imóveis na Lagoa da Conceição e em Santo Antônio de Lisboa

foto/divulgação: Diego Berselli

Operação da Blitz Sanear fiscalizou imóveis em Santo Antônio de Lisboa e na Lagoa da Conceição

Em blitz de fiscalização contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis e da Casan fez operações, nesta semana, nos bairros da Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa, com notificações e multa por crime ambiental.


Dentre os imóveis fiscalizados na Lagoa da Conceição, a equipe flagrou irregularidades em um centro comercial e em restaurante instalado no local. Ambos foram notificados pela Vigilância Sanitária e têm uma semana para regularização, sob pena de multa, em caso de descumprimento.


Localizado na Rua Henrique Veras do Nascimento, o centro comercial tinha caixas de passagem com infiltração e acúmulo de esgoto, além de não possuir caixa de gordura. Já o restaurante apresentava caixas de passagem entulhadas e caixa de gordura inadequada. 


Além das fiscalizações, a força-tarefa realizou testes de fumaça na Rua Manoel Isidoro da Silveira para detectar pontos de infiltração na rede de esgoto.


Ao longo dos três dias de operação, a Blitz Sanear -- formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari -- também fiscalizou imóveis em Santo Antônio de Lisboa. 


Um prédio misto, com casa e estúdio de Pilates, lançava o esgoto de dois banheiros diretamente na rede de drenagem pluvial. O proprietário foi multado por crime ambiental, conforme a legislação em vigor, pelo fiscal da Floram presente na ação.


Na Servidão Manoel José Pereira, a equipe encontrou mais um caso de esgoto na pluvial, mas não foi possível, com os testes realizados, determinar de qual a imóvel provinha o despejo irregular. Para interromper o lançamento, a ligação será lacrada.


Blitz Sanear

 

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 70 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.