Floripa Se Liga Na Rede

16/07/2020 - Se Liga na Rede
Blitz de fiscalização lacra seis ligações irregulares de esgoto em cinco bairros de Florianópolis
Além dos lacres, operações da semana renderam três notificações e uma multa por crime ambiental

foto/divulgação: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Força-tarefa confere fluxo de esgoto em blitz de fiscalização

Em blitz semanal contra esgoto irregular, força-tarefa de fiscalização da Prefeitura e da Casan vistoriou, entre segunda e quarta-feira, ligações sanitárias de imóveis em cinco bairros de Florianópolis: Carianos, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Córrego Grande e Jurerê Internacional. As operações resultaram em seis lacres, três notificações e uma multa por crime ambiental.


Com os trabalhos iniciados no bairro de Carianos, segunda-feira (13/07), a equipe do Grupo Sanear Floripa fiscalizou imóveis na Servidão Arlindo Inácio Bittencourt. Duas casas e um condomínio com três edificações foram flagrados lançando esgoto – de tanque, duas pias de banheiro e extravasor de fossa, respectivamente – na rede de drenagem pluvial.


Os proprietários das casas foram notificados pela Floram para que regularizem o sistema, com lacre da ligação irregular em um dos casos. O responsável pelo condomínio, que sofrerá dois lacres, recebeu multa por crime ambiental.


Na terça-feira, a força-tarefa percorreu Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Córrego Grande. No primeiro bairro, morador que já havia sido multado em ação anterior da Blitz terá, por não ter interrompido o extravasamento de fossa na rede pluvial, duas ligações sanitárias de sua casa, localizada na Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, lacradas pela PMF.


Em Sambaqui, na Rua Gécio de Souza e Silva, poços de visita estavam cheios de água e esgoto, mesmo com a rede coletora inativa – indicativo de lançamento irregular de efluentes pelos imóveis das proximidades. A Casan irá limpar a rede e verificar as ligações sanitárias do entorno.


Várias casas da Rua Sebastião Laurentino da Silva, no Córrego Grande, conectaram-se de forma irregular a um mesmo cano que deságua em curso d'água próximo. Para interromper a vazão e forçar a regularização dos proprietários, a força-tarefa irá lacrá-lo.


Por fim, a Blitz Sanear – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – foi até Jurerê Internacional, no Norte da Ilha, atendendo a pedido do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF-SC) para verificar o entorno do Rio das Ostras.

 
Uma casa na Rua Luiz Rampa não estava conectada à rede coletora de esgoto, sendo notificada pela Vigilância Sanitária. A ligação à rede é de responsabilidade do proprietário.


Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 80 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Estreito, Saco Grande e Ingleses.