Floripa Se Liga Na Rede

23/08/2018 - Se Liga na Rede
Prefeitura lança novo Programa Floripa Se Liga na Rede

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Prefeito Gean Loureiro lança nova fase do Se Liga Na Rede

A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a CASAN, anunciou nesta quinta-feira (23) duas ações que vão fazer da Capital uma referência nacional em saneamento básico. Foram lançados o novo Programa Floripa Se Liga Na Rede, com foco voltado para o diálogo e a conscientização da população, e o Cartão de Crédito Se Liga na Rede, que vai oferecer condições financeiras especiais para a população financiar a adequada ligação do imóvel à rede pública de esgoto.

“O Programa Se Liga na Rede renasce com uma proposta nova que contempla não apenas a fiscalização, como sempre foi, mas vai mostrar como cada cidadão pode fazer a sua parte para melhorar a saúde dos moradores, a balneabilidade das praias e a qualidade de vida da cidade”, explica o Prefeito Gean Loureiro.

O superintendente municipal de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, salienta que a atuação será bairro a bairro, levando informações, estrutura e apoio aos moradores. “A Prefeitura está proporcionando as condições para que a população se sensibilize com o tema e ajude a fazer da Capital um modelo brasileiro em saneamento”, ressalta.

Diferente da primeira etapa, que vigorou até o ano passado com foco na fiscalização, o novo Se Liga Na Rede vai se dividir em três frentes: presença de equipes nos bairros, elaboração de projetos e execução de obras de regularização dos imóveis. O novo programa fortalece a aproximação com a população ao colocar as equipes nos bairros e ampliar os canais de diálogo para solicitações dos moradores, denúncias e para estimular ações comunitárias com foco no saneamento.

 

Um cartão inédito

Ideia do Prefeito Gean Loureiro durante a campanha de 2016 e formatado por encomenda da CASAN, o Cartão de Crédito Se Liga na Rede foi modelado pela Caixa Federal de forma exclusiva para Santa Catarina. No passado houve iniciativas que parcelavam os custos de obras de esgoto, mas beneficiavam somente famílias de baixa renda. Com o Cartão Se Liga Na Rede, todo morador de Florianópolis poderá ter acesso ao financiamento para pagar o profissional responsável pela ligação de esgoto ou para comprar os materiais necessários à obra. O crédito de até R$ 5 mil poderá ser parcelado em até 60 vezes. A quitação poderá ser feita parceladamente junto com a fatura de água da CASAN.

 

Eventos Regionais

Seguindo um cronograma que prioriza inicialmente localidades ainda não atendidas pelo programa, os eventos regionais vão aproximar o poder público da população. Os bairros receberão bases provisórias do programa e, a partir delas, as equipes de trabalho vão orientar os moradores sobre a importância de se regularizarem, ao mesmo tempo em que irão inspecionar todas as residências e comércios da região. Após os trabalhos de regularização, uma etapa de fiscalização em massa será realizada pelas equipes da CASAN, Visa e Floram.

 

Entidades envolvidas na formulação

Ministério Público de Santa Catarina, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Organização Não Governamental Floripa Amanhã e entidades comunitárias organizadas pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional, especialmente o do Continente (Codecon) e Norte da Ilha (Codeni).


galeria de imagens