Floripa Se Liga Na Rede

03/01/2019 - Se Liga na Rede
No Abraão, uma casa por dia tem o esgoto regularizado pelo Floripa Se Liga Na Rede
Em dois meses de atuação, programa da Prefeitura de Florianópolis regularizou 63 imóveis

foto/divulgação: Marcone Tavelal

Programa foi bem recebido pelo Abraão

Em dois meses de atuação do Floripa Se Liga Na Rede no bairro Abraão, na região Continental de Florianópolis, 63 imóveis regularizaram a situação de esgoto após visita técnica das equipes do programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

 

"É mais de uma casa por dia. São pessoas, na maioria simples, que representam parte da sociedade que entendeu a mensagem do programa e estão fazendo sua parte para melhorar o saneamento básico da cidade", destacou o secretário de Infraestrutura da PMF, Valter Gallina.

 

O número, consta no relatório mensal elaborado pela empresa Echoa Engenharia, responsável pela gestão operacional do Floripa Se Liga Na Rede, leva em conta o período de 29 de outubro a 29 de dezembro de 2018. Tamanho engajamento da comunidade reduziu o índice de imóveis irregulares de 63 % para 58 %, na comparação entre o primeiro e o segundo mês de trabalho na região.

 

"Esse número deve cair ainda mais, pois percebemos muitas obras de regularização em andamento no bairro. Mesmo assim, não vamos diminuir o ritmo para convencer o restante dos moradores a se adequarem também", disse Gallina.

 

A rede coletora está no bairro desde janeiro de 2017 e, por Lei, os proprietários de imóveis do bairro já estão pagando pelo serviço de esgoto.

 

Dos 124 lotes em situação irregular, o Floripa Se Liga Na Rede constatou 53 casos em que o imóvel não está ligado à rede e 62 conectados parcialmente ao Sistema de Esgotamento Sanitário. Além dessas inadequações, foram flagradas 35 ligações direta de esgoto na rede pluvial. Outras 100 ocorrências estiveram relacionadas à caixa de gordura _ ligação inadequada, sem sifão, obstruída, com infiltração, etc.

 

"Os números de inadequações superam o de imóveis, pois um lote pode ter mais de um problema. O que chama a atenção é que são muitos os casos em que o morador demonstra desconhecer sobre a destinação que ele dá aos seus efluentes. Por isso, o programa visa conscientizar, dando o máximo de informação para que o morador possa se regularizar", disse o engenheiro sanitarista e responsável pelo programa, Igor Puff Floriano.

 

A mesma operação desempenhada no Abraão, está sendo desenvolvida no bairro Canasvieiras desde o dia 17 de dezembro.

 

Floripa Se Liga Na Rede - Bairro Abraão

(Período entre 29/10 e 29/12)

 

Nº de imóveis inspecionados: 214

Regulares* - 90 (42%)

Irregulares - 124 (58%)

 

*Regulares

Entre os imóveis regulares, 63 corrigiram os problemas após visita do programa. Os outros 27 estavam regulares na primeira visita técnica efetuada pelas equipes.

 

Irregularidades mais encontradas (nº de casos)

 

1) Inadequação envolvendo caixa de gordura - 64

 

(Ausência do dispositivo, equipamento sem sifão, com infiltração, etc)

 

2) Conectado parcialmente à rede - 62

 

(Situação em que o imóvel está ligado na rede, mas ainda possui fossa ativa ou não foi possível identificar)

 

3) Não conectado à rede - 53

 

(Situação em que o imóvel está ligado a um sistema individual de tratamento, como fossa ou sumidouro)

 

4) Ligações inadequadas na caixa de gordura - 36

 

(Somente pias de cozinha, máquina de lavar louça ou pia de churrasqueira devem estar ligados na caixa de gordura)

 

5) Esgoto conectado à rede pluvial - 35

 

(Situações em que o esgoto do imóvel está sendo lançado na galeria de drenagem, que conduz água da chuva para rios e mares)


galeria de imagens