Floripa Se Liga Na Rede

31/10/2019 - Se Liga na Rede
Blitz Se Liga Na Rede lacra esgoto lançado no mar

foto/divulgação: Fotos: Diego Berselli

Blitz Se Liga Na Rede lacra esgoto lançado no mar

Completando um ano de ações contra ligações clandestinas de esgoto pela Blitz Se Liga Na Rede, a Prefeitura de Florianópolis e a Casan retornaram nesta semana a imóveis com irregularidades e confirmaram que mais da metade deles havia se regularizado. Ainda assim, a equipe efetuou autuações, intimações e um lacre, em caso de esgoto lançado no mar. Em sua 49ª ação, realizada nos dias 29 e 30 de outubro, a Blitz Se Liga Na Rede fiscalizou edificações em três bairros da capital: Balneário, José Mendes e Centro.


Na operação desta semana, fiscais da Vigilância em Saúde e da Floram, acompanhados por equipes técnicas da Casan e da ECHOA Engenharia, empresa responsável pela gestão do Programa Floripa Se Liga Na Rede, constataram que casas fiscalizadas anteriormente pela Blitz regularizaram suas ligações de esgoto à rede coletora. Outras, porém, continuavam cometendo irregularidades e foram autuadas. O caso mais grave, que resultará em lacre, foi encontrado em José Mendes. 


No bairro, um conjunto de seis casas na Rua José Maria da Luz lançava esgoto diretamente no mar. Além de receber auto de infração da Floram, o local terá a sua ligação clandestina lacrada pela Prefeitura. Em outra residência, localizada na mesma rua, a Blitz Se Liga Na Rede encontrou fossa e sumidouro ainda ativos e a máquina de lavar com saída de água no terreno aos fundos. Nesse caso, a Vigilância em Saúde notificou os moradores para que façam a adequação do sistema.


Dois prédios e uma padaria foram inspecionados no Centro de Florianópolis. Em um dos edifícios, os testes realizados pela equipe técnica da Blitz se mostraram inconclusivos, não sendo possível identificar se havia lançamento de esgoto na rede pluvial. Por conta disso, o local será vistoriado novamente em outra ocasião. A padaria e o segundo prédio já haviam sido flagrados cometendo a mesma irregularidade. Na nova inspeção, o grupo constatou que os empreendimentos fizeram as adequações exigidas.


No Balneário do Estreito, alvo de ações da Blitz em março e maio deste ano, a equipe focou em imóveis previamente inspecionados ou que se encontravam fechados em fiscalizações anteriores. Das oito edificações averiguadas pela força-tarefa, cinco haviam regularizado a ligação de esgoto à rede coletora. Entre as três que continuavam irregulares, duas serão intimadas pela Vigilância em Saúde e a terceira recebeu da Floram prazo de dez dias para fazer adequações e corrigir a irregularidade – o tanque da casa não se encontrava conectado à caixa de inspeção. 


Blitz Se Liga Na Rede


A Blitz Se Liga Na Rede é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. Com ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping center, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. 


Na última semana, o grupo – integrado por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Secretaria de Infraestrutura, ECHOA Engenharia e Casan – fez operações nos bairros Vargem Grande, Ingleses e Itacorubi. Os locais que recebem a Blitz são definidos previamente a partir de solicitações da Justiça, em imóveis com histórico de denúncias e que oferecem graves riscos e ameaças.