Floripa Se Liga Na Rede

01/06/2020 - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede retoma ações na Lagoa da Conceição
Com duas equipes fixas, programa da PMF e da Casan fará pente-fino nas ligações irregulares de esgoto do bairro

foto/divulgação: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Equipe do Se Liga Na Rede inspeciona imóveis no Centrinho da Lagoa

O Floripa Se Liga Na Rede expandiu sua área de atuação na capital catarinense e retomou, desde a semana passada, as inspeções de esgoto em imóveis da Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, com duas equipes fixas no bairro.


O programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, já presente no Centro e em Ponta das Canas, fará um pente-fino nas ligações sanitárias dos imóveis da região, com o objetivo de verificar se os empreendimentos estão ligados corretamente à rede coletora e oferecendo aos moradores, no processo, orientação técnica e prazo para regularização.


Nos primeiros dias de atuação, no início da semana passada, as equipes do programa apoiaram a força-tarefa do Grupo Sanear Floripa, com acompanhamento de fiscais da Casan, da Floram, da Vigilância Sanitária e da Diretoria de Saneamento da PMF. 


Com a conclusão das operações semanais da Blitz, duas equipes técnicas do Floripa Se Liga Na Rede permaneceram no bairro, agendando vistorias, entregando comunicados e realizando inspeções -- caracterizadas pela aplicação de testes com corante em todos os pontos hidráulicos do imóvel.


Em duas etapas anteriores do Floripa Se Liga Na Rede, 2.297 imóveis foram inspecionados na Lagoa da Conceição. Destes, 888 apresentavam ligações irregulares (38,7%), com 611 regularizações. Os 277 imóveis que se mantiveram irregulares no período (12%) serão o alvo inicial desta 3ª etapa.

 
Os trabalhos começaram pela Rua Senador Ivo d'Aquino, junto à ponte entre o Centrinho da Lagoa e a Avenida das Rendeiras. Em um primeiro momento, as inspeções terão como foco os imóveis irregulares situados nas ruas do bairro mais próximas à Lagoa ou que chegam às suas margens.


A partir desse critério, as equipes do Floripa Se Liga Na Rede comunicaram, desde quinta-feira passada (28/05), imóveis nas ruas Henrique Veras do Nascimento, João Pacheco da Costa e Rita Lourenço da Silveira. Proprietários de casas e comércios nestes endereços já agendaram a inspeção gratuita do programa ou permitiram, na hora da abordagem, que os testes das ligações sanitárias fossem realizados.

 
“Como a nossa atuação em outros bairros demonstra, o Floripa Se Liga Na Rede permitirá diagnosticar de forma ampla e precisa a situação das ligações de esgoto na Lagoa da Conceição e no seu entorno, para que as inadequações sejam corrigidas de forma rápida, como o momento exige, e que os imóveis com problemas se regularizem”, afirma a engenheira sanitarista Sara Toscan Camargo, Gerente de Saneamento da PMF.


Paralelamente à Lagoa da Conceição, o programa segue com as inspeções no Centro e em Ponta das Canas. Para agendar uma inspeção gratuita, o morador deve enviar mensagem para o número (48) 98821-6499 (WhatsApp).