Floripa Se Liga Na Rede

22/11/2019 - Se Liga na Rede
Prefeitura lacra seis ligações irregulares de esgoto em fiscalização no Norte da Ilha
Todos os imóveis inspecionados nos Ingleses apresentaram irregularidades; blitz também fiscalizou casas e condomínios em Santo Antônio de Lisboa e Rio Vermelho

foto/divulgação: Diego Berselli

Ação da Blitz focou em bairros do Norte da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis e a Casan lacraram, em fiscalização contra esgoto irregular realizada nesta semana, as ligações de seis imóveis nos Ingleses, por lançamento de efluentes na rede pluvial. O proprietário de um dos imóveis flagrados em irregularidade – um condomínio com tanques e máquinas de lavar despejando poluentes na drenagem de água da chuva – será autuado e multado por crime ambiental. 

 

Atuando no Norte da Ilha, a blitz semanal do Grupo Sanear Floripa – composto por fiscais e técnicos da Casan, Secretaria de Infraestrutura, Vigilância em Saúde, Floram e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo programa Floripa Se Liga Na Rede – também realizou inspeções em Santo Antônio de Lisboa e no Rio Vermelho. 

 

Nos Ingleses, todos os imóveis vistoriados pela força-tarefa apresentavam irregularidades. A ação resultou em seis lacres, todos pelo mesmo motivo: esgoto lançado diretamente na rede pluvial – o que configura crime ambiental. Em residencial na Rua Olavo Valentim Garcia, uma das localidades em que a blitz se concentrou, o proprietário, além do lacre, será autuado pela Floram, com multa de pelo menos R$ 5.000,00, conforme o Decreto Federal n. 6.514/08.

 

“Como apontam as fiscalizações semana após semana, esgoto na pluvial é um problema disseminado em Florianópolis”, afirma Fábio Ritzmann, Superintendente de Habitação e Saneamento. “A resposta passa não apenas pela intensificação das multas, mas principalmente pela responsabilização criminal desses proprietários”.

 

Por fim, dois condomínios na Servidão Netuno tinham fossa sumidouro causando vazamento de esgoto na rua. Ambas foram intimadas pela Vigilância em Saúde para que façam as adequações. 
 

Rio Vermelho e Santo Antônio de Lisboa

 

No primeiro dia de operação, a Blitz Sanear fiscalizou sete imóveis localizados na Rua Moçambique, no bairro Rio Vermelho. Todos possuíam fossa sumidouro, mas a água escura impossibilitou a visibilidade de canos e a realização de testes conclusivos. Uma das casas lançava os efluentes da máquina de lavar no próprio terreno e receberá, pela irregularidade, intimação da Vigilância em Saúde. 

 

Em Santo Antônio de Lisboa, a ação se concentrou em condomínio na Rua Teodoro Manoel Dias. A Floram e a Vigilância em Saúde solicitaram a análise do efluente final, oriundo de fossa sumidouro, para verificar se há ou não tratamento. Caso a comprovação, de responsabilidade do próprio imóvel, não seja entregue aos órgãos competentes, o proprietário será autuado. 
 

Blitz Sanear

 

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. 
 
Com mais de 50 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear – conhecida anteriormente como Blitz Se Liga Na Rede – já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Itacorubi e Ribeirão da Ilha.