Floripa Se Liga Na Rede

26/11/2019 - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede chega à Beira-Mar Norte
Programa da Prefeitura e da Casan começa a inspecionar nesta semana as ligações de esgoto em prédios, casas e comércios da região central

foto/divulgação: Floripa Se Liga Na Rede

Inspeções começaram em imóveis da Rua Alves de Brito

O Floripa Se Liga Na Rede vai dar início, nesta semana, às inspeções em prédios, estabelecimentos comerciais e casas da Beira-Mar Norte e proximidades, com o objetivo de verificar se os imóveis da região estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto. Depois de passar por outros bairros da cidade, o programa, uma iniciativa da Prefeitura e da Casan, desembarcará no Centro, uma das áreas de maior concentração populacional e imobiliária de Florianópolis. 

 

“Com as inspeções do Se Liga Na Rede, pretendemos diagnosticar de forma ampla e precisa a situação das ligações de esgoto na Beira-Mar Norte e no seu entorno, para que as inadequações sejam corrigidas e os imóveis com problemas tenham a chance de se regularizar”, afirma Fábio Ritzmann, Superintendente de Habitação e Saneamento da Prefeitura e coordenador geral do programa.

 

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora.  O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário. Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica do programa sobre como fazer a regularização – que será comprovada e registrada em visita posterior. Trata-se de uma oportunidade de regularizar as ligações sanitárias antecipando-se às ações de fiscalização e a consequentes multas, lacres e autuações. 

 

A nova etapa do Se Liga Na Rede começará pela Rua Alves de Brito, estendendo-se, nas semanas seguintes, às ruas Rafael Bandeira e Altamiro Guimarães. São localidades que desembocam nas proximidades da Unidade de Recuperação Ambiental (URA) Beira-Mar Norte, da Casan. A variação nos índices de balneabilidade registrados na URA indica que as redes de drenagem pluvial da região estão recebendo grande volume de esgoto – o que, além do alto nível de poluição causado na Baía Norte, configura crime ambiental. O programa, ao iniciar as inspeções próximo à URA, buscará combater essas irregularidades. 

 

Nesse sentido, como forma de atuação mais efetiva na Beira-Mar Norte, a Prefeitura avalia focar em endereços específicos por vez, de forma progressiva. As primeiras inspeções servirão de termômetro para a continuidade dessa abordagem. Ao mesmo tempo, o agendamento estará aberto aos demais moradores e donos de empreendimentos comerciais da região. 

 

“A estratégia de concentrar esforços em determinadas ruas será uma experiência nova, com eficácia a ser comprovada e comparada com a atuação mais abrangente nos bairros, como tem sido executado o programa até agora”, diz o engenheiro sanitarista Vinicius Ragghianti, da ECHOA Engenharia, empresa responsável pela execução do Se Liga Na Rede. “O certo é que as inspeções representam uma grande oportunidade para que os proprietários de imóveis no Centro certifiquem-se de que estão regulares”.
 

Norte da Ilha: retomada de inspeções

 

O Floripa Se Liga Na Rede retomou atividades no dia 5 de novembro, quando a equipe do programa, após série de treinamentos com técnicos da Prefeitura, da Casan e da ECHOA Engenharia, deu início às inspeções em Canasvieiras e Ponta das Canas. Desde então, em menos de um mês, mais de 100 imóveis no Norte da Ilha – entre casas, condomínios, prédios e estabelecimentos comerciais de pequeno e grande porte – tiveram suas ligações de esgoto vistoriadas, em uma média de 8 inspeções por dia. 

 

São números que vêm a somar com os da etapa anterior do Se Liga em ambos os bairros: 630 inspeções realizadas entre dezembro de 2018 e julho de 2019. Nessa primeira fase, iniciada no Bom Abrigo em setembro de 2018, o número de imóveis vistoriados nos quatro bairros atendidos – o programa também passou pelo Abraão – ultrapassou os 1.200. Cerca de 70% apresentava alguma irregularidade, como inadequações na caixa de gordura ou esgoto conectado à rede pluvial. 

 

"O ritmo de agendamento no Norte da Ilha demonstrou que a população local está disposta a certificar e regularizar as suas ligações sanitárias”, afirma Vinicius Ragghianti, da ECHOA Engenharia. “As equipes já estão bem inseridas na dinâmica do bairro e tem oferecido grande flexibilidade para atender aos agendamentos conforme a demanda específica de cada cidadão proprietário de imóvel”.

 

Na nova fase, com equipe de campo dobrada e composta por 18 profissionais, o Se Liga Na Rede continuará com as inspeções em Ponta das Canas e Canasvieiras, atendendo, simultaneamente, aos novos agendamentos da Beira-Mar Norte.
 

Como e por que agendar

 

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías. 

 

O Floripa Se Liga Na Rede atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora. Para agendar uma inspeção gratuita em casa, empresa ou comércio de rua, basta entrar em contato pelo telefone (48) 98821-6499. Em prédio residencial ou comercial, o recomendável é procurar o síndico ou o responsável pela gestão do condomínio, uma vez que a vistoria, nesse caso, é mais complexa, e a equipe do programa precisará ter acesso a diferentes partes do edifício.