Floripa Se Liga Na Rede

05/03/2020 - Se Liga na Rede
Força-tarefa da Prefeitura contra esgoto irregular multa 5 imóveis no Norte da Ilha
Fiscalização teve como alvo imóveis que não agendaram inspeção do Floripa Se Liga Na Rede após 2 comunicados

foto/divulgação: Floripa Se Liga Na Rede

Fiscalização no Norte da Ilha rendeu 5 multas por irregularidades de esgoto

Em força-tarefa contra esgoto irregular no Norte da Ilha, agentes da Prefeitura de Florianópolis e da Casan fiscalizaram, nesta semana, 15 imóveis no bairro de Ponta das Canas que não haviam agendado inspeção do programa Floripa Se Liga Na Rede, resultando em 5 multas e 3 notificações emitidas pela Vigilância em Saúde.


Dos 5 imóveis multados, 3 apresentavam fossa ativa em ruas com rede coletora de esgoto instalada e em funcionamento. Pela não ligação à rede, obrigatória e de responsabilidade do proprietário, a Vigilância em Saúde emitiu multa e deu prazo de 15 dias para adequação.


Os outros 2 foram multados por ausência de caixa de gordura. No caso mais grave, uma sala comercial na Av. Luiz Boiteux Piazza, além de não estar conectada à rede coletora, lançava a gordura produzida no estabelecimento diretamente na caixa de inspeção localizada na calçada, entupindo-a.


Na ação desta semana, a força-tarefa teve como alvo imóveis que haviam recebido 2 comunicados do Floripa Se Liga Na Rede, sem agendar a inspeção do programa. 


Após as fiscalizações da Blitz Sanear -- formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari --, 3 foram notificados para apresentar atestado de regularidade em até 30 dias, do contrário serão multados, e outros 3 fizeram o agendamento da inspeção.


Por fim, 4 imóveis inspecionados pela equipe -- na Av. Luiz Boiteux Piazza e na Serv. Suzane Marlene dos Santos -- encontravam-se regulares quanto às ligações sanitárias. 

 

Blitz Sanear


A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

 
Com mais de 60 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana anterior ao Carnaval, o grupo fez operações na Vargem Grande, em Canasvieiras e na Agronômica.