Floripa Se Liga Na Rede

07/05/2020 - Se Liga na Rede
Força-tarefa retoma fiscalizações de esgoto com multas e intimações no Norte da Ilha
Em três dias de ação, blitz da Prefeitura inspeciona dezenas de imóveis em Ponta das Canas e Rio Vermelho

foto/divulgação: Diego Berselli

Blitz Sanear realiza operação de fiscalização no Norte da Ilha

Retomando as ações semanais contra esgoto irregular, após paralisação em virtude da pandemia do novo coronavírus, força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis e da Casan fiscalizou, nesta semana, mais de vinte imóveis nos bairros Ponta das Canas e Rio Vermelho, no Norte da Ilha, com multas e intimações para regularização das ligações sanitárias. 


Ao longo dos três dias de operação, a Vigilância em Saúde multou duas casas em Ponta das Canas, na Avenida Luiz Boiteux Piazza e na Rua Júlio César Corrêa, que apresentavam fossa ativa em locais com rede de esgoto em funcionamento. Uma delas também não tinha caixa de gordura. Os proprietários, além da multa, foram intimados a ligar os imóveis à rede pública de esgoto. 


Em Ponta das Canas, a Blitz Sanear teve foco propriedades que, mesmo tendo sido comunicadas, não agendaram a inspeção oferecida pelo Floripa Se Liga Na Rede. O programa está presente desde outubro de 2019 no balneário do Norte da Ilha, com inspeções diárias nas ligações de esgoto de edifícios, casas e estabelecimentos comerciais de grande e pequeno porte. 


Intimados pela Vigilância em Saúde, dez dos imóveis fiscalizados, entre condomínios e casas, terão que agendar a inspeção do Se Liga Na Rede. Três haviam se regularizado e um estava dentro do prazo para as obras de adequação das ligações sanitárias. O grupo passou, ao longo dos dois dias de atuação em Ponta das Canas, nos seguintes endereços: Avenida Luiz Boiteux Piazza; Rua João de Souza; Rua Júlio César Corrêa; e Rua Solano Del Mar.


Na manhã de quarta-feira, último dia de ação, a força-tarefa  -- formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari -- fiscalizou quatro imóveis no Rio Vermelho.


Duas casas e uma empresa de lavação de carros localizados na Servidão David José Bastos apresentavam lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial. Em uma das casas, o morador lacrou a ligação irregular na presença dos fiscais. Aos outros dois imóveis, a Floram deu prazo de 15 dias para regularização das ligações sanitárias. Por fim, uma casa inspecionada na Servidão Beira Rio encontrava-se regular, após testes realizados pela equipe.


Blitz Sanear


A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizado por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 70 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.