Floripa Se Liga Na Rede

08/11/2021 - Se Liga na Rede
Blitz lacra dez ligações clandestinas e evita despejo de 210 mil litros de esgoto no Rio Vermelho
Ação em rua do Norte da Ilha contou com máquina retroescavadeira e 30 viagens de caminhão hidrojato; Vigilância Sanitária notificou quatro proprietários

foto/divulgação: Elvio Weber/Floripa Se Liga Na Rede

Equipe da Blitz Sanear utiliza retroescavadeira para abrir rede de drenagem durante operação no Rio Vermelho

A Blitz Sanear, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, lacrou dez ligações irregulares, desativou uma rede clandestina e evitou o despejo de 210 mil litros de esgoto de uma única rua no Rio Vermelho, bairro do Norte da Ilha.

 
O grupo, responsável por cerca de 150 ações semanais contra esgoto irregular desde outubro de 2018, montou operação na Rua Moçambique, em parceria com a Intendência do Rio Vermelho, a partir de pedidos de moradores do local por conta de efluentes lançados diretamente no Rio Vermelho, que deságua na ponta norte da Lagoa da Conceição. 


Ao todo, a força-tarefa lacrou dez tubulações clandestinas. Com máquina retroescavadeira, foi feita uma contenção de efluentes na saída da rede de drenagem da rua – aberta pela equipe a fim de identificar os imóveis poluidores. Quatro proprietários foram notificados pela Vigilância Sanitária.


Para fazer a sucção de todo o esgoto clandestino acumulado, foram necessárias cerca de trinta viagens com caminhão hidrojato, num total aproximado de 210 mil litros de efluentes retirados do local.  


A Blitz Sanear vem de atuação contínua e sistemática de fiscalizações no Rio Vermelho, com dezenas de lacres, multas e notificações registrados nos últimos meses.


Rio Tavares e João Paulo – Na última semana, a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Floram, VISA, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – também realizou operações nos bairros Rio Tavares e João Paulo. 


No primeiro, a Floram multou por crime ambiental dois comércios – uma serralheria e uma loja de carros – localizados na Rodovia Francisco Magno Vieira. Ambos lançavam esgoto dos banheiros em córrego de água próximo aos imóveis.  


No João Paulo, uma casa na Rua João Pio do Vale Pereira foi flagrada com tanque externo conectado à rede de drenagem pluvial. A Floram orientou o responsável sobre como corrigir a irregularidade. 


Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 150 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.


As operações da força-tarefa programadas para esta semana serão nos bairros Sambaqui, Vargem Grande, Lagoa da Conceição, Itacorubi e Carvoeira.