Floripa Se Liga Na Rede

22/11/2021 - Se Liga na Rede
Blitz fiscaliza imóveis com esgoto irregular no Centro de Florianópolis
Ação teve como base dados do Floripa Se Liga Na Rede; operações desta semana serão em Canasvieiras, no Campeche, na Barra da Lagoa e na Agronômica

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede

Blitz Sanear verifica situação de imóveis tidos como irregulares pelo Floripa Se Liga Na Rede no Centro de Florianópolis

Com base em dados do Floripa Se Liga Na Rede, a Blitz Sanear, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, realizou ação, na última semana, para fiscalizar prédios e comércios com esgoto irregular e prazo de regularização vencido no Centro de Florianópolis. 


A operação faz parte de uma atuação contínua do grupo na região da Av. Hercílio Luz, onde o Floripa Se Liga Na Rede já inspecionou centenas de imóveis. Aqueles que apresentam irregularidades sanitárias e não se regularizam no prazo estipulado pelo programa têm seus dados repassados aos órgãos de fiscalização, resultando em ações como a da semana passada.


Dentre os locais fiscalizados, a Casan emitiu termos de ocorrência de irregularidade contra os responsáveis por um edifício misto, com salas comerciais e apartamentos, e um bar, ambos na Rua Anita Garibaldi. A Vigilância Sanitária intimou o proprietário de um terceiro comércio fiscalizado no mesmo endereço. 


Uma imobiliária na Av. Hercílio Luz havia regularizado suas ligações sanitárias após inspeção do Floripa Se Liga Na Rede, mas não sem agendar retorno com o programa, conforme a orientação, a fim de comprovar que tinha corrigido as inadequações. 


Na última semana, a Blitz Sanear – formada por fiscais e técnicos da Floram, VISA, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – também realizou operação no bairro Santa Mônica. 


Um supermercado fiscalizado na Rua Nilberto Haase apresentava caixas de passagem com retenção e infiltração, além de caixas de gordura instaladas na parte interna, o que é incorreto, e sem manutenção. A Vigilância Sanitária intimou o responsável a corrigir os problemas encontrados pela Blitz.


Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 150 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.


As operações da força-tarefa programadas para esta semana serão nos bairros Canasvieiras, Campeche, Barra da Lagoa e Agronômica.