Secretaria Municipal de Assistência Social

03/09/2015 - Social
Vizinhos elogiam Casa de Apoio do Continente
Espaço é elogiado por moradores pelo atendimento que é feito às pessoas em situação de vulnerabilidade

foto/divulgação: Tiago Menezes

Abrigados da Casa de Apoio Social ao Morador de Rua

Desde o começo de 2007, a Casa de Apoio Social ao Morador de Rua do Jardim Atlântico acolhe homens em situação de rua, todos enviados pelo Centro POP. O objetivo da Casa de Apoio é acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, seja por ter que morar na rua ou por algum rompimento de vínculo familiar, onde a pessoa precise de atenção e apoio. A equipe que atua no local busca acolher e restabelecer os vínculos familiares e sociais do usuário, para que todos possam retomar sua autonomia.


A razão principal da equipe da Casa de Apoio Social é reinserir os usuários na sociedade e garantir apoio até que eles recuperem a independência financeira. 


Os abrigados do local são pessoas que necessitam de ajuda para se recuperar e, principalmente, retomar a autoestima. Para entrar no espaço, os abrigados passam pelo Centro POP e são encaminhados para que possam ter mais atenção e cuidado até que estejam prontos para saírem. A locomoção dos usuários é realizada com veículos usados pelos servidores que atuam no local, o que traz um maior controle na entrada e saída dos usuários. A casa possui segurança e as portas ficam fechadas.


O abrigo oferece alimentação, higiene e acompanhamento médico. Os usuários do serviço têm no abrigo um lar, onde moram e recebem atenção. Felipe Schaffer, um dos coordenadores do Abrigo, afirma que a boa convivência é fruto de uma relação de respeito mútuo. “O respeito que eles têm por nós é consequência da forma com que eles são tratados pela equipe.”


Na vizinhança, a opinião geral é de que o Abrigo é muito bem administrado e todos são muito disciplinados. Fernando dos Santos trabalha em frente ao abrigo, em uma escola de treinamento náutico, e afirmou que a presença da casa de apoio na comunidade é positiva. Assim como Ester, que mora ao lado, e contou que nunca teve problema nenhum com os usuários do local. “A casa é muito organizada e silenciosa, minha casa com meus filhos faz mais barulho que o abrigo!”, brincou.


Grande parte dos abrigados possui mais de 50 anos de idade e precisa do apoio dado no local. Além dos idosos, o abrigo também atende pessoas que precisam ter acompanhamento médico diário. Todos são pessoas com algum tipo de necessidade e precisam da atenção dada no local. A Casa de Apoio Social recebe homens com mais de 18 anos e oferece quatro refeições diárias, higiene e acompanhamento médico. A casa abriga 30 pessoas, que praticam diversas atividades como oficinas de informática, artesanato e música, além de terem um horta onde trabalham e cuidam dos alimentos.