Secretaria Municipal de Assistência Social

17/11/2015 - Social
Palestra aborda as violências de gênero
Usuários do SUAS participam do debate na Alesc

foto/divulgação: Karla Souza/PMF

Palestra na Alesc

Usuários do Sistema Único de Assistência Social participaram nesta segunda-feira (16) de uma palestra especial voltada para as violências de gênero. A discussão focou as questões da transfobia, lesbofobia e homofobia.


Ministrada pela professora e doutora Luciana Patrícia Zucco e pela assistente social Laura Martendal, a palestra apresentou dados sobre a violência de gêneros no país e explicações sobre as novas definições de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Transexuais).

Também foram abordados temas envolvendo o preconceito, a falta de oportunidades de trabalho, prostituição, saúde e a falta de informação em diversos setores, sobre o movimento transexual.

A assistente social Laura Martendal afirmou que "além da discriminação sofrida, outro fato é a experiência da prostituição, que é como se fosse o segundo passo depois de assumir, vai pra rua, perde o emprego. A sociedade te encaminha pra isso”.

Segundo a Prof. Dra. Luciana Patrícia Zucco, a vulnerabilidade não está só na classe social, é de religião, de identidade de gênero e orientação sexual. Infelizmente são pouquíssimas (trans) que conseguem passar dos 35 anos de idade. Quando não são assassinadas, geralmente são vítimas de outras fatalidades.

Os números no Brasil são preocupantes. Entre janeiro de 2008 e janeiro de 2014 foram registrados 604 homicídios.


O Município de Florianópolis já conta com uma legislação específica, deixando de ser somente a capital do turismo gay, sendo uma referência no país.