Secretaria Municipal de Assistência Social

26/05/2016 - Social
Adolescentes do SCFV de Capoeiras visitam Casa de Apoio do Continente
O encontro promoveu debate e conscientização com os jovens e os acolhidos

foto/divulgação: Divulgação

Adolescentes do SCFV de Capoeiras visitam Casa de Apoio do Continente

Os adolescentes de um dos Grupos de Convivência tiveram, na manhã desta terça-feira (24), a oportunidade de conhecer a Casa de Apoio Social de Capoeiras. O objetivo da visita foi obter conhecimento sobre os moradores de rua e suas necessidades, bem como, conhecer as ações públicas dirigidas a esta parcela da população.

Partindo da ideia inicial dos adolescentes de realizarem doação de roupas, incentivou-se a conhecer a política pública de atendimento a população de rua. A Casa de Apoio Social de Capoeiras é um Abrigo Institucional que oferece acolhimento a pessoas em situação de rua e tem como objetivo promover a reinserção social, o restabelecimento do vínculo familiar e/ou comunitário, autonomia, entre outros.

A ação fez parte dos Projeto Sociopedagógico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes e Jovens de Florianópolis. A visita teve como principais objetivos: Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo, assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

Segundo responsáveis pela orientadora social e pela a técnica de Referência do CRAS Capoeiras, foi um dia de grande aprendizado e de resinificação, pois os adolescentes puderam perceber as grandes potencialidades dos moradores da Casa de Passagem. Destacaram que este é o início da parceria que se estabelece  entre a Proteção Básica e a Alta Complexidade, através do Grupo de Convivência de Adolescentes do CRAS Capoeiras e a Casa de Apoio do Continente.

A Orientadora Social, Bruna Corrêa, expressou seu agradecimento a Coordenação da Casa de Apoio ao usuários pelo acolhimento ao grupo: “Obrigada mesmo, foi muito interessante e rico pros jovens e pra mim também, aprender mais sobre os moradores da casa e as políticas sociais para essa população”.