Secretaria Municipal de Assistência Social

30/05/2016 - Social
Capacitação reúne conselheiros e apresenta nova ferramenta de inclusão
O objetivo da reunião foi criar um debate sobre acessibilidade e possíveis melhores no atendimento

foto/divulgação: Divulgação

O aparelho se conecta com a central e permite que um interprete faça a tradução simultânea

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) promoveu, na última semana (23), uma capacitação aos Conselheiros, ministrada pela Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora Luziele Tapajós, que já esteve na presidência do Conselho Nacional de Assistência Social. Um dos pontos fortes da reunião foi o uso de um aparelho para facilitar a comunicação através de interpretes.

O evento aconteceu no Centro de Educação Continuada, localizado na região central de Florianópolis, e teve como principais pontos de debate o “controle social” e “quais são as atribuições de um Conselheiro na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Município de Florianópolis”.

Para esta capacitação, a Conselheira Sandra Lúycia Amorim, representante da Associação dos Surdos de Florianópolis apresentou uma nova ferramenta que facilita a comunicação entre pessoas ouvintes e surdos, o VPAD. O aparelho é similar a um tablet que se conecta via internet com a Central de Intérpretes localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Ele permite que um interprete de Libras/Português faça a tradução simultânea. Este é um sistema que atualmente está em teste pela Prefeitura de Florianópolis.