Secretaria Municipal de Assistência Social

28/04/2017 - Social
Prefeitura lança programa Floripa Inclusiva para deficientes
O projeto prevê várias medidas voltadas à inclusão social de Pessoas com Deficiência

foto/divulgação: Divulgação PMF

Prefeitura lança o programa Floripa Inclusiva

Na terça-feira, 2 de maio, a Prefeitura Municipal de Florianópolis lança o Floripa Inclusiva, programa com diversas ações de inclusão social para Pessoas com Deficiência (PCD). A cerimônia será às 10h no gabinete do prefeito. Entre as principais iniciativas estão o Espaço Inclusivo, o Porta a Porta e o Rotas Acessíveis.

 

“Essa é uma necessidade que acompanho há tempos, por isso a priorizamos. Com as diversas ações do Floripa Inclusiva, vamos conceder à pessoa com deficiência a verdadeira inclusão social, facilitando a procura por empregos e oferecendo acessibilidade no seu dia a dia. Queremos mudar de fato a realidade dessas pessoas”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

 

O Espaço Inclusivo, que funciona junto ao Mercado Público da cidade, é o primeiro espaço de oportunidades de emprego para Pessoas com Deficiência (PCD) do Estado. No local são realizados Mutirões Inclusivos, em que empresas disponibilizam vagas de emprego voltadas para PCD. O primeiro já foi realizado no final de abril, sendo mais de 100 pessoas encaminhadas para oportunidades. O segundo Mutirão Inclusivo será nesta quinta-feira, 4, das 10h às 16h.

 

O Porta a Porta se trata de um programa de transporte gratuito, que busca o usuário cadeirante que mora em locais de difíceis acessos e o leva ao seu destino relacionada à saúde, educação e trabalho. Segundo a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), 15% da população de Florianópolis têm alguma limitação de locomoção e grande parte dessas pessoas mora em comunidades carentes, normalmente com ruas de complexa passagem. A meta é que sejam atendidas 80 pessoas por meio de agendamento com a disponibilidade de dez carros adaptados.

 

O Rotas Acessíveis prevê melhores condições de acessibilidade e conforto para todos, com pavimentação requalificada, rampas com inclinações suaves e maior espaço de circulação. A primeira etapa será uma rota acessível, ligando a Rodoviária Rita Maria ao TICEN - Terminal de Integração do Centro. Para elaboração do projeto foram usadas a NBR 9050/2015 (Acessibilidade a edifcações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) e a NBR 16537/2016 (Acessibilidade - Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação). A segunda etapa contemplará a região central de Florianópolis.

 

 

Serviço:

O quê: Lançamento do Floripa Inclusiva

Data: 02/05 (terça-feira)

Horário: 10h

Local: Gabinete do prefeito (Rua Tenente Silveira, 60, 5º andar – Centro)