Secretaria Municipal de Assistência Social

24/07/2014 - Social
Políticas para moradores de rua em discussão
Seminário reúne especialistas nesta quinta-feira na sede da CDL

foto/divulgação: Vanessa Silveira

Seminário aconteceu na sede da CDL

O 1º Seminário sobre a Política para a População em Situação de Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, reúne especialistas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, no Centro, nesta quinta-feira (24). O encontro tem o objetivo de discutir a política nacional e a atuação dos Comitês de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Moradores de Rua.

Na solenidade de abertura, representando o prefeito de Florianópolis, o secretário municipal de Assistência Social, Tiago Silva, compôs a mesa com o representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e do Comitê Nacional para População em Situação de Rua, Carlos Alberto Ricardo Junior; com a advogada do Centro Nacional de Defesa de Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores (CNDDH), Luana Ferreira Lima; o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Daniel Moutinho Junior; o vereador Jeronimo Alves e o presidente do Movimento População de Rua, Daniel dos Santos.

O secretário Tiago Silva destacou durante o início do evento a importância de um espaço como o Seminário para que, tanto a sociedade governamental como a população, possam debater políticas públicas em prol de ações práticas para aqueles que estão nas ruas. O secretário falou da inauguração do Albergue Municipal. “A abertura do albergue será um grande suporte para o município, pois este espaço será novidade na cidade. Mas poderemos alcançar ainda mais êxito trabalhando em conjunto com a saúde e a educação através deste debate”, explicou.

O representante nacional Carlos Alberto Ricardo Junior elogiou a iniciativa. "Percebemos que os acadêmicos não encontram materiais sobre o assunto e saem das faculdades sem bagagem suficiente para trabalhar com a população de rua. Por este motivo, é tão importante que aconteçam eventos para qualificar e implementar políticas”, disse.

Durante a tarde, prossegue a programação. Confira:

14h: Palestra: Socialização da Experiência do Comitê Municipal de Belo Horizonte
Ministrante: Luana Ferreira Lima

15h15: Debate

16h15: Encerramento

Sobre o Comitê


O Município de Florianópolis instituiu o Comitê Municipal de Monitoramento e Acompanhamento da Política para a População em Situação de Rua em junho de 2013, por meio do Decreto Municipal nº 11.624, composto por dez representantes titulares e suplentes de entidades e movimentos organizados da sociedade civil, e dez representantes titulares e suplentes do Poder Público.

No âmbito municipal, grande parte das ações para a população em situação de rua tem sido protagonizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que vem articulando uma rede de equipamentos e serviços para essa população, que incluem: o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) ; o Serviço de Abordagem Social; as três Unidades de Acolhimento Institucional (duas para o público masculino e uma para o público feminino); uma Unidade de Acolhimento Institucional de entidade cofinanciada e uma República para egressos de unidades de acolhimento também de entidade cofinanciada, e encontra-se em processo a instalação de Unidade de Passagem.