Secretaria Municipal de Assistência Social

25/07/2014 - Social
Mutirão da Tarifa Social acontece no Continente
No período da manhã, ação acontece na Coloninha; à tarde; em Vila Aparecida

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Cadastro será feito nas comunidades através de mutirão

O Mutirão da Tarifa Social nas comunidades continua neste sábado (26), desta vez no Continente. Pela manhã, o cadastramento será realizado das 8 às 12 horas, na Coloninha, no Centro Comunitário, que fica na rua João Evangelista da Costa, 435. As senhas serão emitidas de forma limitada até as 11 horas.

Das 13 às 17 horas, o atendimento à população acontece na Vila Aparecida, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na rua da Fonte, s/nº.

A ação tem o objetivo de ir ao encontro da população nos bairros para facilitar o cadastro das famílias tanto na Tarifa Social como na Tarifa Estudantil Gratuita.

O projeto tem continuidade no dia 2 de agosto. No período da manhã, as atividades serão na Armação do Pântano do Sul, no Sul da Ilha, e à tarde, a partir das 13 horas, na Vargem do Bom Jesus, Norte da Ilha. No dia 9 de agosto, o mutirão termina em Ingleses e Canasvieiras, no Norte da Ilha.

Documentos necessários para o cadastramento


Para efetuar o cadastro da Tarifa Social e da Tarifa Estudantil Gratuita é necessário que o responsável pela família compareça aos postos de atendimento com os documentos originais de todos os moradores da residência, mesmo que um deles não necessite do cartão. Abaixo, a relação:

Moradores da mesma casa (acima de 18 anos)

- Certidão de nascimento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Contracheque e Carteira de Trabalho (mesmo sem estar assinada);
- Título de Eleitor;
- Comprovante de residência atualizado e original;
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); (se necessário)

Se for estudante, acima de 18 anos, levar também:

Atestado de Frequência (atualizado 30 dias)

Moradores da mesma casa (0 a 17 anos)

- Certidão de nascimento ou Carteira de Identidade;
- Atestado de Frequência Escolar (atualizado 30 dias);
- Carteira de Vacinação (0 a 5 anos)

Os estudantes carentes e as pessoas com renda familiar de até três salários ou renda individual de até meio salário mínimo devem estar atentos ao prazo de cadastramento da Tarifa Social, que entra em vigor no dia 1º de agosto. Quem fizer o cadastro até o final de julho, já poderá usufruir do benefício. Em contrapartida, perderá o benefício quem já o possuir e não buscar o recadastramento.

Cadastro nos CRAS


Começou na última segunda-feira (21), os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para fazer o cadastro da tarifa social é necessário agendar horário pelo telefone 3251-6218.

O Município dispõe de 10 unidades do CRAS: Centro, Trindade, Capoeiras, Jardim Atlântico, Canasvieiras, Ingleses, Saco Grande, Saco dos Limões, Tapera e Rio Tavares.

Força-Tarefa na Passarela


A força-tarefa para a inscrição do CadÚnico está à disposição da população na Passarela Nego Quirido até o dia 29 de julho, no prédio Nega Tide, de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Quem perder esse prazo terá de procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

Como fazer o cadastro da Tarifa Social


A Tarifa Social é um benefício socioassistencial exclusivo para as famílias com renda de até três salários mínimos ou renda individual de até meio salário mínimo. Para os beneficiários, o valor da passagem de ônibus será R$ 1,75 e a inscrição é realizada através do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O cadastro é familiar, ou seja, todos os moradores da residência devem fazer o cadastro, mesmo que não usem a Tarifa Social.

Tarifa Social para estudantes


Os estudantes terão acesso à Tarifa Social zero. Para ter direito ao benefício, os jovens devem ter o perfil salarial de renda familiar de até 3 salários mínimos ou meio salário de forma individual. O trajeto casa-escola-casa será gratuito. O aluno terá uma carteirinha exclusiva e intransferível.

O cadastro deve ser feito por uma pessoa responsável pela família, que more na mesma casa, que tenha 16 anos ou mais e que possa responder às perguntas do cadastro. Mesmo com a presença do adulto, o estudante deve comparecer junto ao local.


galeria de imagens