Secretaria Municipal de Assistência Social

25/08/2014 - Social
Tarde Cultural reúne mais de 900 idosos no CIC
Grupos da terceira idade apresentaram números musicais e poesias no palco

foto/divulgação: Vanessa Silveira

Tarde Cultural reúne 900 idosos no CIC

Mais de 900 idosos estiveram na sexta edição da Tarde Cultural nesta segunda-feira (25). O evento foi realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) e comemorou o mês do Folclore.

A ação contou com a participação do secretário de Assistência Social, Tiago Silva, que agradeceu a presença dos idosos e interagiu com o público participando das apresentações musicais que abriram o evento.

Os músicos Anderson Abreu e Urilda Coutinho Soares iniciaram a atividade cantando o hino de Florianópolis, o Rancho de Amor à Ilha.  

O palestrante e professor Geoci José Coelho “Peninha” explanou sobre a cultura da Ilha, sua vivência em Florianópolis e as histórias de Franklin Cascaes. Destacou também a importância de os moradores do município conhecerem um pouco mais sobre a história da cidade.

Segundo a coordenadora do projeto e orientadora educacional, Diléia Pereira Bez Fontana, a ação é benéfica à autoestima e ao bem-estar da terceira idade. "Queremos valorizar e estimular as práticas culturais. Além de melhorar o convívio social, buscamos ampliar as perspectivas de qualidade de vida, conquistando o respeito das demais gerações”, disse.

Ao final do evento, o Sarau do Folclore contou com cuma dezena de apresentações de grupos da terceira idade do município. Entre eles, teatro, poesia, música e dança que resgatam a história de Florianópolis.

O Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Capoeiras, coordenado pelas técnicas de referência Eliane Petry e a orientadora social Diléia Pereira Bez Fontana, apresentaram uma poesia com o teatro Do Balé de Mulheres Bruxas.

O Grupo de Idosos Alegria do Alto Ribeirão apresentou a “Cantiga da Ratoeira”.