Secretaria Municipal de Assistência Social

28/01/2015 - Social
Assistência Social centra foco em moradores de rua
Equipe da Pasta visitou o Abrigo Municipal e a Casa de Apoio do Jardim Atlântico para aprimorar os serviços

foto/divulgação: Thiago Mangrich / PMF

Assistência Social voltada para os moradores de rua

O secretário de Assistência Social, Everson Mendes, e a diretora de Proteção Social Especial, Katia Ávila Abraham, visitaram o Albergue Municipal e a Casa de Apoio Social do Jardim Atlântico, na tarde desta terça-feira (27), e se comprometaram a fortalecer a equipe de reforço. “O espaço já se tornou referência no município. Nosso próximo objetivo é ampliar as vagas e aprimorar a forma de atendimento”, disse.

A Casa de Acolhimento e Albergue Municipal abriga exclusivamente moradores de rua interessados em voltar ao convívio familiar ou ao trabalho. A casa possui dois pavimentos e pode abrigar até 60 pessoas maiores de idade, sendo 40 homens e 20 mulheres (inclusive grávidas).

O pavimento inferior da casa possui caráter transitório, sendo reservado aos que estiverem de passagem pela cidade e não tiverem onde ficar. Funciona como um abrigo noturno, no horário das 19 às 7 horas. Os moradores de rua beneficiados com uma vaga terão direito de usufruí-la por, no máximo, 15 dias.

O piso superior é destinado aos que tiverem mais idade ou necessitarem de atendimento psicológico. Este público poderá passar dias inteiros no lugar, por até três meses.

Já a Casa de Apoio Social do Jardim Atlântico atende 30 homens em situação de rua e está com sua lotação máxima. O serviço proporciona ao usuário o acolhimento no que se refere aos cuidados básicos de higiene pessoal, alimentação, pernoite, acompanhamento especializado de saúde física e emocional, associada ao uso de álcool e outras drogas, e a sua condição geral de vida na rua, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

O secretário destacou também a importância de estar em sintonia com a equipe técnica dos serviços. “Não vamos medir esforços para conseguir os melhores recursos. Nossa atenção está voltada para a causa dos moradores de rua e a sua recuperação”, disse Everson. 


galeria de imagens