Secretaria Municipal de Assistência Social

13/03/2015 - Social
PMF amplia abordagem aos moradores de rua
Assistentes sociais lutam para que essa população aceite os serviços oferecidos

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Morador de rua é abordado na praça XV

A equipe da Abordagem de Rua da Secretaria de Assistência Social realizou durante a manhã desta sexta-feira (13), na praça XV de Novembro, mais uma ação para tentar convencer moradores de rua a aceitarem abrigo ou reinserção social. A experiência mostra que cerca de 60% desses moradores não aceitam atendimento.


Só nesta manhã, seis pessoas foram abordadas pela equipe, mas apenas duas se mostraram interessadas no auxílio.  Um dos principais motivos pela recusa é a proibição, nas dependências mantidas pela Assistência Social, ao uso de álcool ou drogas.

O consumo de bebidas alcoólicas é proibido em locais como o Albergue e a Casa de Acolhimento. Esse é um dos motivos pelo qual A. L., um dos abordados, prefere a rua. Apesar de já ter utilizado os serviços da Assistência Social, o homem não aceita auxílio ou acompanhamento. Depois de alguns minutos de conversa, porém, ele aceitou ir ao Centro POP, pois estava com fome e queria almoçar.

Ainda na praça XV, os assistentes sociais conversaram com um homem vindo do Rio Grande do Norte e já havia utilizado os serviços do Albergue, mas perdeu sua vaga, pois apareceu embriagado em uma noite. Orientado pela equipe, ele já fez algumas entrevistas de emprego, mas por enquanto não obteve sucesso.

Com planos de sair da cidade em busca de trabalho, ele foi convidado mais uma vez a voltar para o Albergue, mas não foi muito receptivo com a ideia, alegando não encontrar mais vagas no local.

Outro caso atendido no mesmo dia, E., diz que não precisa dos serviços da Assistência Social, pois não se considera um morador de rua, mas um turista. Ele alega ter casa em Toledo, no Paraná, e que por isso não vê motivos para passar as noites no Albergue.  O paranaense já está em Florianópolis há quatro dias e foi bem receptivo com a equipe de abordagem, mas não se mostrou disposto a aceitar o serviço.

Uma pessoa pode ficar até 90 dias no Albergue, com direito a renovação, dependendo do caso.  Durante a semana, 90% de seu espaço é aproveitado por pessoas em situação de rua, mas esse número cai com a chegada dos finais de semana.

Conheça os serviços

  • Centro POP, na passarela Nego Quirido: são disponibilizadas alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e higiene pessoal.

  • Casa de Apoio, rua General Bittencourt (Centro): o morador pode permanecer até seis meses no local, onde passa o dia, tem todas as refeições, dormitório, banheiro, e de lá é encaminhado para cursos técnicos, assistência à saúde e vagas de emprego.

  • Albergue Municipal, rua General Bittencourt (Centro): pernoite, café da manhã e jantar.


 Para entrar em contato com as equipes:  0800 643 1407, 9957-2147, 3223-0824


galeria de imagens