Secretaria Municipal de Assistência Social

07/04/2015 - Social
Atendimento no Albergue cresce 17% em março
Cerca de 32 pessoas foram atendidas em média por dia no mês passado

foto/divulgação: Thiago Mangrich / PMF

Atendimento no Albergue cresce 17% em março

O mês de março foi de atendimento amplo no Albergue Municipal. Foram contabilizados 965 pernoites no espaço, um aumento de 17% em relação ao mês de fevereiro. Do total, 87% dos acolhimentos envolveram homens. Os dados fazem parte do relatório do Albergue feito entre os dias 1º e 31 de março.

De acordo com o coordenador do Albergue Municipal, Cesar Cruz, cerca de 32 pessoas foram atendidas em média por dia, o que representa 80% de ocupação das vagas. O dado confirma que, mesmo com o crescimento no atendimento, o espaço ainda oferece leitos. “É importante reconhecer a ampliação no atendimento e que ainda existem vagas. O desafio é convencer os moradores de rua a frequentarem o espaço”, disse Cesar.


O estudo aponta que 78% das pessoas que procuram o Albergue Municipal têm de 26 a 46 anos. Outros 12% são de cidadãos com idade de 47 a 75 anos. Os 10% restantes envolvem jovens de 18 a 25 anos.


O levantamento traz ainda que 63% dos usuários do albergue são provenientes de outros estados brasileiros, 30% são de cidades de Santa Catarina e 7% de outros países.


O Albergue Municipal

O Albergue foi criado em agosto de 2014 e trouxe mais uma alternativa para as pessoas que não têm onde ficar ou morar. A unidade possui 40 leitos e recebe mais de 30 pessoas por dia, que também têm direito à janta todas as noites, higiene, acomodação de pertences pessoais e tratamento de saúde.


Desde a inauguração, o local já recebeu mais de 700 pessoas. O espaço recebe homens e mulheres com mais de 18 anos. Segundo Cesar Cruz, o objetivo é acolher pessoas em situação de vulnerabilidade e oferecer assistência necessária para que os frequentadores do local possam ser inseridos na sociedade e no mercado de trabalho. 

Horário de atendimento do Albergue:

 

·         Ingresso dos usuários – Das 19h às 20h

·         Jantar – Das 20h30 às 21h30

·         Recolher (silêncio) – 22h

·         Despertar – 6h

·         Café da Manhã (nos sábados e domingos)– 6h às 7h

·         Saída – A partir das 7h


Para entrar em contato com a equipe da Abordagem Social, basta ligar nos telefones 0800 643 1407, 9957-2147 e 3223-0824.

Telefones de Denúncia: 9957-2147 e 0800-6431407.