Secretaria Municipal de Assistência Social

30/06/2015 - Social
Mais imigrantes chegam a Florianópolis
Das 16 pessoas que desembarcaram no ginásio nesta segunda, sete já partiram para outros lugares

foto/divulgação: Tiago Menezes

Haitianos sendo atendidos pelo IGEOF

No final da manhã desta segunda-feira (29), o terceiro grupo de imigrantes desembarcou em Florianópolis e foi acolhido no abrigo montado no ginásio Carlos Alberto Campos, no Estreito. Dezesseis pessoas ficaram em Florianópolis, sendo que sete já foram enviados para locais onde possuem referências e conhecidos. Além dos haitianos, dois dos recém-chegados eram dominicanos.

A tarde foi de cadastramento e de exames no abrigo de imigrantes da Secretária Municipal de Assistência Social. Com a chegada do novo grupo, por volta das 11 horas, a equipe responsável pelo apoio colheu todas as informações dos acolhidos e fez contato com os conhecidos de todos que pretendiam partir para outras cidades.


Graças ao esforço de todos, oito homens e uma mulher foram enviados para cidades como Presidente Getúlio, Criciúma e Itajaí. Além dos que partiram, a equipe do IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis) conseguiu emprego para um dos haitianos que ainda estava no local.

No total, 50 imigrantes já passaram pelo abrigo montado para a segunda etapa de deslocamento para o Sul do Brasil. Em maio, 178 imigrantes passaram pela equipe da Assistência Social, sendo que apenas oito permaneceram na cidade, em abrigos e casas de apoio. Nove pessoas passarão essa noite no ginásio, até que tenham as situações resolvidas.