Secretaria Municipal de Assistência Social

30/06/2015 - Social
Apoio a adolescentes chega ao Norte da Ilha
Programa atenderá jovens de 13 a 17 anos através de oficinas

foto/divulgação: Thiago Mangrich

O Diretor Geral da SEMAS esteve presente no evento

Em parceira com a Academia de Polícia Civil (Acadepol) e com a Nexxera, foi implantado nesta terça-feira (30) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes e Jovens de Canasvieiras, no Norte da Ilha.


O serviço atende a uma necessidade de investimento em ações de prevenção na região que concentra indicadores sociais importantes quanto ao atendimento de adolescentes e jovens. As atividades serão voltadas a jovens de 13 a 17 anos.


O diretor geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Dejair de Oliveira Júnior, esteve presente ao ato e destacou a importância do serviço para a juventude de Canasvieiras. "A parceria engrandece a ação do Centro de Referência de Assistência Social e fortalece a participação do Município no trabalho voltado aos jovens".


O programa em Canasvieiras será composto por meio de oficinas socioeducativas, tendo como eixos estruturais a serem trabalhados convivência social, direito de ser e participação. Para atingir os objetivos propostos, o projeto será desenvolvido em um grupo de até 20 adolescentes, coordenado por um Orientador Social e um Educador Social, tendo no CRAS o Técnico de Referência que fará os encaminhamentos e cuidará dos desdobramentos necessários e acompanhamento aos usuários e suas respectivas famílias, para “acesso a direitos sociais ou inserção de outras políticas”.


Na busca de consolidar a qualidade dos serviços prestados aos usuários de Canasvieiras, a parceria com a Acadepol disponibilizará espaço físico por meio da utilização do laboratório de informática e de salas para oficinas, da Escola Estadual Jacó Anderle (com a utilização do Ginásio de Esportes) e por meio da administração de oficinas  socioeducativas, como a Oficina do Mundo do Trabalho pelo CIEE, do Plano de Ação ACADEPOL e da Inclusão Digital pelo Instituto Nexxera, todos certificados pelas respectivas entidades.

O serviço atenderá 20 jovens e adolescentes que serão encaminhados pelo CRAS de Canasvieiras.


Florianópolis conta com uma rede de atendimento de sete grupos de adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 a 17 anos, distribuídos nas áreas de abrangência dos CRAS: Capoeiras, Centro, Canasvieiras, Monte Verde e Tapera.