Secretaria Municipal de Assistência Social

27/07/2015 - Social
Haitianos recebem doações e apoio da comunidade
Muitas roupas foram levadas ao abrigo, proporcionando conforto aos imigrantes nestes dias frios

foto/divulgação: Tiago Menezes

Várias roupas foram entregues do abrigo nas últimas semanas

O sol desta segunda-feira (27) animou os haitianos instalados no abrigo provisório do Estreito. O céu aberto permitiu que recém-chegados secassem suas roupas na rua e saíssem do ginásio Carlos Alberto Campos para conhecer os arredores do abrigo montado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Oito pessoas desembarcaram em Florianópolis na madrugada desta segunda-feira. Somando-se aos demais, o número é de 23 pessoas no espaço.

Cinco homens e três mulheres do novo grupo que desembarcou no abrigo improvisado por volta das 3 horas. Além de lugar para dormir e realizar higiene pessoal, todos os imigrantes receberam alimentação e foram cadastrados pela equipe técnica.


Além do apoio fornecido pela Assistência Social, os haitianos estão recebendo doações de pessoas que vêm até o local e disponibilizam roupas. A chegada em Florianópolis é difícil pois todos são enviados do Acre, onde as temperaturas são mais altas. As doações de roupas auxiliam na adaptação ao clima mais frio de Santa Catarina e aos dias de chuva.

As doações podem ser realizadas no próprio ginásio Carlos Alberto Campos, na rua Vereador Gercino Silva, no Estreito. Além de roupas, também são doados alimentos como frutas e pães, o que ajuda bastante os imigrantes a passarem os dias no abrigo, enquanto não são encaminhados para outras cidades.