Secretaria Municipal de Assistência Social

25/09/2015 - Eventos
Eleição definirá os novos conselheiros tutelares
Os 20 titulares e os suplentes serão eleitos por voto popular, em todo o país, no dia 4 de outubro

As eleições que serão realizadas no dia 4 de outubro de 2015 irão definir quem serão os novos conselheiros tutelares da cidade, a partir de 2016. As 20 vagas serão preenchidas pelos mais votados entre os 31 candidatos. Todos chegaram à fase da votação após passar por um processo de seleção. Além de definir os conselheiros titulares, também serão escolhidos os suplentes – os 20 mais votados serão os titulares e os demais, suplentes.

 

A votação acontecerá na mesma data em todo Brasil, como foi estabelecido na Lei 12.696, de 25 de julho de 2012. A Resolução 170, de 10 de dezembro de 2014, dispõe sobre o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar em data unificada em todo território nacional. O dia da votação será sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. A votação será facultativa e o voto secreto. 

 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional. Seu objetivo é sempre zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e os conselheiros tutelares são os encarregados de garantir os direitos dos mais jovens.

 

Para votar, basta ser eleitor da cidade de Florianópolis e comparecer em um dos quatro pontos que reúnem as zonas eleitorais do Sul, Norte, Centro e Continente. Os locais de votação serão:

 

  • Centro: Instituto Estadual de Educação, localizado na avenida Mauro Ramos, 275;
  • Sul: Escola Vereador Oscar Manoel da Conceição, na rodovia SC-405, 453, Rio Tavares;
  • Continente: Escola Edith Gama Ramos, localizada na rua Dib Cherem, 2.773, Capoeiras;
  • Norte: NEI (Núcleo de Educação Infantil) Gentil Mathias da Silva, rua Dom João Becker, 988, Ingleses.

 

As unidades terão uma listagem das zonas eleitorais que fazem parte da abrangência do local indicado para a votação. O eleitor pode votar das 9 às 16 horas e deve levar um documento com foto ou o título eleitoral. Cada eleitor poderá votar em até 20 candidatos.  

 

Segue abaixo lista onde o eleitor pode conferir em qual das quatro unidades ele poderá votar, de acordo com sua zona eleitoral. A numeração que será usada na campanha pelos candidatos também está disponível abaixo.