Secretaria Municipal de Assistência Social

28/09/2015 - Social
Ex-morador de rua retoma sonho de voltar a estudar
Matosino foi matriculado em uma escola e pretende se formar

foto/divulgação: Thiago Mangrich / PMF

Homem volta a estudar com ajuda da Casa de Apoio

José Matosino da Silva tem 61 anos e é de Minas Gerais. Depois de tanto andar pelo país, chegou a Florianópolis e finalmente pôde botar em prática seu sonho mais antigo: estudar. Graças ao apoio dado no Albergue Municipal, José está podendo voltar a escrever a história que começou quando tinha 8 anos, mas teve que interromper, por não ter tempo de ir à escola.

O mais novo estudante de Florianópolis contou que saiu de casa quando perdeu a mãe. Mesmo tendo começado a ir ao colégio quando pequeno, ele tinha que se dividir entre estudar e trabalhar, pois desde cedo já estava envolvido com as tarefas da vida no campo. Com o passar dos meses, ele acabou não tendo mais tempo nenhum para estudar e teve de abandonar a escola de vez. Contra a vontade.

José viajou, conheceu lugares, teve filhos, mas nunca conseguiu voltar a aprender a ler e escrever. Ele contou que já foi até barrado em uma escola em Campo Grande, por causa da idade avançada.

Já em Florianópolis, José passou três meses dormindo nas ruas. A equipe da Abordagem Social chegou a conversar com eles algumas vezes, mas ele demorou a se sentir confiante para aceitar o convite e conhecer os serviços oferecidos pela Prefeitura. Depois de várias tentativas, José aceitou o convite da equipe de abordagem e foi para o Albergue Municipal.

Hoje, ele está na Casa de Apoio e recebe tratamento médico. César Cruz, coordenador do Albergue, afirmou que o interesse de José foi resultado de uma palestra motivacional realizada na casa: “Realizamos palestras todo mês com o objetivo de inspirar os moradores da casa. José é um exemplo disso.”

Já matriculado em uma escola da cidade, José tem estudado no período noturno e está totalmente focado na nova fase de aprendizado. “Vi a oportunidade e não vou desperdiçar. Agora quero me formar”, ressaltou.