Secretaria Municipal de Assistência Social

11/11/2015 - Social
Assistência Social promove debate sobre os índios
Ideia é buscar ações para resolver a ocupação dos índios no Centro

foto/divulgação: Vandrei Bion/PMF

Entidades ligadas às comunidades indígenas participaram da reunião

Em reunião que contou com a participação de entidades ligadas às comunidades indígenas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) colocou em discussão, nesta terça-feira (10), eventuais ações que possam resolver a questão da migração de índios para a região central de Florianópolis.


Representantes da da Semas e da Assistência Social do Estado, conselheiros tutelares, Funai e Conselho Estadual de Povos Indígenas estiveram juntos na sede do CIEE para estabelecer medidas que controlem a vinda de índios de outras cidades e Estados.

"Nos últimos meses, a Prefeitura acolheu diversas famílias, principalmente crianças e mulheres, que estavam dormindo embaixo de viadutos e marquises. O Município tem feito o possível para atendê-los, porém é necessário um plano para definir o rumo deles", afirmou o secretário da Assistência Social, Dejair de Oliveira Júnior.

A Abordagem Social e o Conselho Tutelar atenderam alguns casos de famílias durante o inverno na região central. Crianças e mulheres foram levadas para a Casa de Acolhimento das Mulheres, por causa do frio e da chuva.

A maior demanda dos indígenas provém do Norte do Estado do Paraná.