Secretaria Municipal de Assistência Social

23/06/2016 - Social
Mulheres do Centro POP discutem violência de gênero
O encontro reuniu um grupo de mulheres usuárias dos serviços da Semas e apresentou formas de combater a violência contra a mulher

foto/divulgação: Divulgação

Mulheres do Centro POP discutem violência de gênero

Foi realizada nesta quarta-feira (22), uma Oficina sobre Violência de Gênero no Centro POP, na região central de Florianópolis. A ação foi realizada pelo Grupo de Mulheres do Centro POP e contou com a participação da Professora Tereza Kleba Lisboa, do Núcleo de Serviço Social e Gênero (NUSSERGE), da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo da atividade foi abordar temas como violação de direitos e formas de combater e denunciar qualquer tipo de violência sofrida por alguma delas.

Com a participação das usuárias do serviço, foram encenadas com bonecos, diferentes tipos de relação entre casais, assim como discutido sobre os tipos de violência contra mulher dispostos na Lei Maria da Penha. As usuárias também receberam orientações sobre direitos, serviços e dispositivos legais para acessar diante da vivência de situação de violência.

O grupo de mulheres de reune semanalmente nas manhãs de quarta-feira, com a participação de educadoras sociais e estagiárias de Serviço Social. O objetivo é trabalhar a convivência comunitária, a cidadania e o espaço reflexivo, através de falas do cotidiano, dinâmicas de grupo e técnicas operativas, como artesanatos e cuidado pessoal.

Além da oficina para as mulheres, ficou também a sugestão de promover uma palestra com o tema referido para os homens em situação de rua, para que se conscientizem dos direitos da mulher e não perpetuem a violência de gênero.