Secretaria Municipal de Assistência Social

26/07/2016 - Social
Frio faz abrigo ultrapassar 200 atendimentos
Só no fim de semana o local abrigou 64 pessoas em situação de rua

foto/divulgação: Divulgação

Clima de amizade e gratidão no abrigo de apoio

Os últimos dias de frio levaram grande parte dos moradores de rua de Florianópolis para o abrigo improvisado na Passarela Nego Quirido, no centro da cidade. Desde o primeiro dia de funcionamento do ponto de apoio, 241 pessoas já foram acolhidas. A estrutura montada para acolher moradores de rua nas noites de frio foi utilizada pela segunda vez desde o começo do inverno de 2016 e pretende oferecer apoio até o final do mês.

Na sexta-feira (22), 42 pessoas passaram pelo abrigo; no sábado, foram 22. O coordenador do abrigo, César Cruz, afirmou que o local está à disposição para receber ainda mais pessoas, basta chegar e se identificar. O ponto de apoio de combate ao frio encerrou sua segunda etapa na noite desta segunda-feira (25). Os leitos estavam disponíveis desde o começo da semana passada, quando suas portas foram reabertas na noite do dia 17.

César também relatou que as noites são muito tranquilas na unidade improvisada e os usuários tem mostrado uma boa aceitação pelo serviço. O coordenador também disse que ocorreram muitos momentos de gratidão e agradecimento por parte dos moradores de rua.


O aumento de temperatura ocorrido nesta segunda-feira faz com que o abrigo entre em uma pausa. Novas datas de abertura estão sendo estudadas. O abrigo funciona por determinação da Defesa Civil, que indica quando ele deve abrir ou fechar, de acordo com a temperatura.