Secretaria Municipal de Assistência Social

02/08/2016 - Social
Programa contra o Trabalho infantil realiza capacitação com servidores
O evento teve como objetivo definir novas estratégias e formas de abordagem

foto/divulgação: Tiago Menezes

Evento discute trabalho infantil

Foi realizada nesta terça-feira (2) uma capacitação com profissionais da Semas, Conselhos Tutelares e representantes das Políticas Públicas que compõem o Grupo Intersetorial do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). A ação durou o dia inteiro e reuniu profissionais para discutir estratégias de identificação, notificação e encaminhamento de casos trabalho infantil em Florianópolis.


Uma das atrações do evento foi uma palestra com o Professor e Doutor André Viana, que abordou assuntos como as diversas situações que podem configurar trabalhar infantil e o que fazer para evitá-las. A capacitação contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas. Entre os participantes estavam técnicos da Proteção Social Especial da Semas (PAEFI, Abordagem Social), Proteção Social Básica (CRAS) e do Cadastro Único, além de alguns representantes dos grupos das Políticas Intersetoriais (Trabalho, Saúde, Esporte e Educação).


O objetivo das atividades foi sensibilizar e mobilizar os profissionais aprimorar ainda mais a identificação do trabalho infantil e aplicação de medida protetiva para atendimento no PAEFI. Também foi apresentando um marco jurídico conceitual do trabalho infantil, em especial sobre trabalhos domésticos, atividades de crianças no tráfico de drogas e os procedimentos de notificação e encaminhamento, inclusive as atribuições do PAEFI e do PAIF nos casos de piores formas.

 


galeria de imagens