Secretaria Municipal de Assistência Social

22/01/2019 - Tecnologia
Cadastro Único agora pode ser acessado via aplicativo

foto/divulgação: Assistência Social

Aplicativo Cadastro Único

Quem recebe algum benefício de programas sociais, possui agora, mais uma opção de acesso ao seus dados e informações do Cadastro único, como é chamado o sistema de informações do Governo Federal que visa unificar informações sobre as famílias beneficiárias de algum programa social. Para baixar em smartphones com sistema operacional Android, basta acessar https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mds.cadastrounico, ou para iOS, no link https://itunes.apple.com/br/app/meu-cad%C3%BAnico/id1405740503?mt=8.

 

Por meio do aplicativo Meu Cadúnico, os usuários podem acessar de forma rápida e simplificada, informações relacionadas aos programas sociais que utilizam dados do Cadastro Único, como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Verde Programa, Políticas de Ação Afirmativa de Universidades, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Programa Brasil Carinhoso, Passe Livre para pessoas com deficiência, entre outros.

 

“Uma das principais vantagens é a possibilidade de conferir se os dados de cadastro estão atualizados, podendo evitar dessa forma, o cancelamento dos benefícios recebidos”, explica a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis, Maria Cláudia Goulart.

 

Sobre o Cadastro único


É um instrumento do Governo Federal que visa identificar todas as famílias de baixa renda do Brasil. Por meio do Cadastro Único são coletadas várias informações sobre as famílias. Por meio desse sistema é possível fazer a seleção de vários dos benefícios do Governo Federal, do Governo Estadual e do Governo Municipal, se baseando na renda per capita familiar declarada. A gestão do programa envolve a esfera federal, estadual e municipal, sendo o último responsável direto pelo cadastramento e atendimento ao público. Para atualizar os dados de cadastro, basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região a qual, o usuário pertence.

 

Quem pode se cadastrar?


Podem se cadastrar no sistema, famílias que recebem até meio salário mínimo per capita ou que ganham até três salários mínimos somando todos os integrantes familiares, entretanto, pode haver a inclusão de famílias que não se enquadram nesse critério para finalidades específicas dos municípios, dos estados ou da federação.

 

Link para baixar em iOS: https://itunes.apple.com/br/app/meu-cad%C3%BAnico/id1405740503?mt=8
Link para baixar em Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mds.cadastrounico