Secretaria Municipal de Assistência Social

30/08/2019 - Social
Ação com voluntários promove sensibilização às pessoas em situação de rua

foto/divulgação: Divulgação

Sensilização

Neste sábado (31), a partir das 8h30, mais de 100 jovens voluntários farão sensibilização voltada às pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis. A ação promovida pela Somar Floripa e Secretaria de Assistência Social será acompanhada pela equipe de sensibilização da Prefeitura de Florianópolis, que faz a escuta qualificada onde são identificadas as necessidades de cada usuário, sensibilizando para adesão aos serviços ofertados pela administração municipal. 

“Por meio dos jovens que estarão nas ruas neste sábado divulgando o trabalho feito pela Prefeitura de Florianópolis com a população em situação de rua, podemos demonstrar o contato ativo e a troca entre poder público e sociedade civil”, comenta a secretária de Assistência Social Maria Cláudia Goulart da Silva. 

No total, a Prefeitura tem mais de 2 mil voluntários cadastrados ativos da rede Somar Floripa, atendendo à população em situação de rua. Os voluntários trabalham em equipes revezadas a cada final de semana. Durante a semana na Passarela da Cidadania, o atendimento às pessoas em situação de rua é feito pela Associação Braços Abertos, entidade conveniada com a Prefeitura de Florianópolis. Os jantares e às refeições servidas nos finais de semana são preparados e divididos em 23 equipes de voluntários que se revezam no atendimento, de forma solidária. No local, são servidas 450 refeições diárias, atendimento psicossocial, corte de cabelo, doação e lavagem de roupas.