Secretaria Municipal de Assistência Social

23/10/2019 - Social
Projeto trabalha respeito em Centro de Convivência da Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Ana Schoeller

Oficina CCFV

 

Cerca de 40 crianças com idade entre 6 a 12 anos participaram hoje do projeto “Com viver: para cuidar e não ferir”. Os pequenos são atendidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Agronômica. O projeto idealizado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, proporciona troca de experiências lúdicas para ensinar as crianças sobre o respeito. 

Nesta quarta-feira, 21, a atividade foi por meio do jogo de trilha dos papéis masculinos e femininos e trabalho. No chão um caminho com números indicava qual “casa” a criança iria pular após girar os dados. Em casas específicas com frases como “Tanto meninas quanto os meninos precisam de cuidados. Cuidar da casa, das crianças e dos animais, por exemplo, é algo para todas as pessoas”, eram descritas com curtidas ou “deslike” para voltar ou avançar no jogo. 

Ayume tem 10 anos e adorou a atividade. “Eu gostei muito. Aprendi que os homens não ficam só vendo TV, eles também tem que cuidar dos filhos e limpar a casa, o trabalho não é só da mulher”. Seu colega Angelo também ficou animado com a atividade. “Foi legal porque todos nós conversamos. Aprendi que a gente tem que respeitar uns aos outros. Se a gente não se respeitar o mundo acaba porque estará cheio de preconceito”, conclui. 

A ideia é promover através de oficinas ideias de respeito para que os valores das crianças sejam passados para suas famílias, comunidades e sociedade. O encontro teve início em setembro e vai até dezembro. O próximo encontro será no dia 13 de novembro.

 


galeria de imagens